Ensino_EducacaoBasica

MP recomenda ações preventivas nas escolas contra o Covid-19

O órgão também exige que Secretaria de Educação disponibilize material de higiene adequado como sabão líguido, álcool em gel e toalhas de papel às unidades escolares da rede pública

Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 19:49
O órgão também exige que Secretaria de Educação disponibilize material de higiene adequado como sabão líguido, álcool em gel e toalhas de papel às unidades escolares da rede pública
 
Alunos do Marista João Paulo II estão produzindo álcool em gel nas aulas de ciências naturais 
A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) recomendou à Secretaria de Educação que determine as unidades escolares da rede pública e particular orientarem os estudantes quanto às medidas preventivas em relação à propagação do coronavírus (Covid-19). A recomendação foi expedida em 3 de março e dá prazo de 15 dias corridos para o envio de informações ao Ministério Público sobre as medidas adotadas. Uma cópia também foi enviada ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinep/DF).

A Secretaria de Educação também deve disponibilizar material de higiene adequado como sabão líquido, álcool em gel e toalhas de papel às escolas da rede pública. Além de cumprir fielmente toda e qualquer política estipulada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF no tocante às precauções contra o Covid-19.

Na recomendação, o Ministério Público ressalta que a assepsia adequada da comunidade e do ambiente escolar é uma providência importante nesse contexto de emergência internacional, razão pela qual a Secretaria de Educação precisa assegurar às escolas da rede pública de ensino materiais de higienização. A rede particular de ensino possui a mesma responsabilidade de prevenção e informação quanto à doença.

Orientações

De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Covid-19:
 
  • lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • ficar em casa quando estiver doente;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 


Secretaria de Comunicação do MPDF 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags