Ensino_EducacaoBasica

Evento em Brasília sobre educação é cancelado por suspeita de coronavírus

O evento que começou ontem estava sendo sediado em Brasília e estava previsto para ocorrer durante três dias, com presença de diversas autoridades

Correio Braziliense
postado em 10/03/2020 10:29

Representante da ONG, João Marcelo BorgesO “Encontro Anual Educação Já”, do Movimento Todos Pela Educação, foi cancelado após uma organizadora apresentar um quadro suspeito do novo coronavírus, a Covid-19. A presidente executiva da ONG, Priscila Cruz, apresentou alguns sintomas e se submeteu ao teste, que só terá resultado amanhã a noite. O evento que começou ontem estava sendo sediado em Brasília e estava previsto para ocorrer durante três dias, com presença de diversas autoridades. 

 

Priscila passou mal durante o encontro no fim da tarde de segunda e procurou um hospital privado em seguida. Ela chegou com febre alta, dor na garganta e prostração. Após exames e uma melhora no quadro clínico a paciente foi liberada e está em isolamento em um hotel, aguardando a confirmação. 

 

A organização informou que no momento o quadro é estável  e ela passou por novos exames na manhã de hoje. Durante o carnaval, entre os dias 19 a 23 de fevereiro, ela viajou para a Noruega e fez escalas em Frankfurt, na Alemanha, onde já haviam casos notificados. 

 

Segundo o representante da instituição, João Marcelo Borges, não houveram recomendações específicas e a organização decidiu cancelar o evento como uma medida preventiva. “Muito embora não exista uma determinação oficial das autoridades de saúde, o Todos não recebeu nenhuma recomendação, nós decidimos cancelar o evento como uma medida preventiva.

 

Saiba Mais

 

 

Mesmo sabendo dos transtornos que isso gera para todos os participantes, a gente entendeu que era melhor proteger a todos tendo em vista a possibilidade de contágio”, afirmou em entrevista coletiva. 

 

Chegaram a passar pelo encontro cerca de 350 pessoas. Na programação de hoje estavam previstos para participar do encontro o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o secretário de educação do estado, Rossieli Soares. Ontem, antes de apresentar sintomas, Priscila  chegou a ter contato com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (MDB), mediando um painel que ele participou. Segundo o porta-voz, não há motivos para maiores preocupações, pois o contato teria sido formal. 

 

Borges disse que a equipe do movimento de 26 pessoas decidiu adotar um isolamento auto imposto. “Vamos manter o time em Brasília. Várias pessoas que estão aqui trabalham na nossa sede que é em São Paulo, então vamos manter todas essas pessoas pelo menos até o final do dia de amanhã, quando sai o resultado da priscila. As pessoas estão com recomendações de também não se exporem, estarem em eventos ou reuniões com outras pessoas”, explicou. 

 

Nos próximos dias será divulgada uma nota indicando a data de entrega do prêmio que seria na noite de hoje. “Há centenas de pessoas de vários estados do país que se organizaram para vir para nesse evento, ele é o principal evento do ano para o Todos Pela Educação. Era a primeira vez que a gente ia entregar o prêmio, mas entendemos que a nossa responsabilidade é primeiro com as pessoas. A gente não pode ser uma organização que defende a educação pública e trata com desleixo a saúde pública”, acrescentou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags