Ensino_EducacaoBasica

A Obmep recebe inscrições de escolas e alunos até 20 de março

Em 2019, foram registrados mais de 18,2 milhões de alunos como participantes da competição nacional, abrangendo 99,71% dos municípios do país

Faltam 10 dias para o fim das inscrições da maior olimpíada científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As instituições públicas e privadas devem fazer o cadastro dos estudantes exclusivamente pela ficha de inscrição disponível no site da Obmep, até as 23h59 da sexta-feira (20).

Os alunos que queiram participar devem entrar em contato com o responsável pela olimpíada na escola para que as inscrições sejam feitas. Em 2019, dois recordes foram batidos pelas olimpíadas, com mais de 18,2 milhões de alunos que participaram da competição nacional, abrangendo 99,71% dos municípios do país e 54.830 escolas inscritas.

As provas da 16ª Obmep ocorrem  terça-feira (26) e sábado (26). Elas serão distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). 

Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição é voltada a estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio. O resultado estará disponível  terça-feira (8). 

Os medalhistas na Olimpíada vão ser chamados para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Alunos da rede pública premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R%uFE69 100 mensais. 

Os medalhistas da rede particular poderão participar do PIC Jr como ouvintes. Se o aluno for começar algum curso de graduação no primeiro semestre de 2021, poderá participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), que oferece uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq, no valor de R%uFE69 400. 

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 

Além de descobrir jovens talentos matemáticos, a Obmep contribui para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Em 2019, dos 18,2 milhões de participantes, destacaram-se 598 medalhistas de ouro, 1.746 de prata e 5.183 de bronze, além de 48.133 menções honrosas. Foram premiados ainda professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram por conta do desempenho de estudantes.