Ensino_EducacaoBasica

Ministério da Educação autoriza estágio a estudantes da área da saúde

Universitários dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia serão selecionados e alocados pelo Ministério da Saúde para auxiliar no combate ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 20/03/2020 22:50
O Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta sexta-feira (20) estudantes universitários dos cursos de saúde a fazerem estágio em unidades de saúde. A decisão, publicada em portaria da edição extra do Diário Oficial da União, tem por objetivo auxiliar no combate ao novo coronavírus. 
 
Universitários dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia serão selecionados e alocados pelo Ministério da Saúde para auxiliar no combate ao coronavírus 
O Ministério da Saúde irá selecionar, capacitar e alocar os alunos para unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades após articulação com os órgãos de saúde estadual, distrital e municipal. Os universitários integrarão de forma auxiliar no enfrentamento da pandemia.

Os estudantes que participarem da ação conjunta de contenção da Covid-19, deverão atuar exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde coletiva e apoio às famílias, de acordo com as especificidades de cada curso.

A medida é válida para alunos de medicina, que cursam os últimos dois anos da graduação, e de enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último ano do curso. A permissão é temporária enquanto durar a emergência em saúde pública.

A atuação será supervisionada por profissionais registrados em conselhos e pela orientação docente feita pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As instituições de ensino deverão usar a carga horária do período como horas de estágio curricular obrigatório.

A participação universitária será considerada de caráter relevante para o país e será levada em conta na pontuação para ingresso nos cursos de residência. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags