Ensino_EducacaoBasica

Internautas não conseguem fazer matrículas em cursos on-line do MEC

A pasta divulgou que o portal Novos Caminhos estaria com 14 mil vagas liberadas para qualificação profissional e técnica a distância

Usuários alegam que não conseguem fazer matrícula nos cursos de ensino a distância do programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC). A pasta divulgou a oferta de 31,7 mil vagas em cursos de ensino a distância (EaD) de qualificação profissional e técnica. Estariam disponíveis 14 mil vagas imediatas e o restante poderia ser acessado nas próximas semanas.
 
 
Leitores do Eu, Estudante informaram dificuldade para fazer o cadastramento. Após acessarem o portal do programa, indicar o estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade, conforme indicado, muitas vezes nenhuma opção de curso é disponibilizada.  Para o Distrito Federal, por exemplo, não há opção de ensino a distância registrada. 

Até mesmo os estados com a modalidade on-line disponível contém links que não redirecionam o usuário diretamente para o matrícula. O usuário fica sem saber como se inscrever. Grande parte dos sites postos para os cursos presenciais também não funcionam.

O programa Novos Caminhos foi lançado no ano passado. A expectativa é de que até 2021, sejam 78 mil vagas de diferentes cursos que estimulam o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país. 
 
Em nota para o Eu, Estudante, o MEC afirmou estar em contato com as instituições de ensino parceiras para melhorar a ferramenta e disponibilizar links mais acessíveis. 

Confira a nota do Ministério da Educação na íntegra: 


"A ferramenta de busca no site do MEC tem o objetivo de sistematizar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica do Programa Novos Caminhos. As matrículas devem ser realizadas nas Instituições de Ensino.

Para melhorar a ferramenta e possibilitar uma comunicação pública mais eficaz, o Ministério da Educação está em contato com os parceiros, para que eles disponibilizem links mais acessíveis para as matrículas.

Att,
Ascom MEC"