Ensino_EducacaoBasica

Internautas não conseguem fazer matrículas em cursos on-line do MEC

A pasta divulgou que o portal Novos Caminhos estaria com 14 mil vagas liberadas para qualificação profissional e técnica a distância

Correio Braziliense
postado em 07/04/2020 16:05
Usuários alegam que não conseguem fazer matrícula nos cursos de ensino a distância do programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC). A pasta divulgou a oferta de 31,7 mil vagas em cursos de ensino a distância (EaD) de qualificação profissional e técnica. Estariam disponíveis 14 mil vagas imediatas e o restante poderia ser acessado nas próximas semanas.
 
A pasta divulgou que o portal Novos Caminhos estaria com 14 mil vagas liberadas para qualificação profissional e técnica a distância 
Leitores do Eu, Estudante informaram dificuldade para fazer o cadastramento. Após acessarem o portal do programa, indicar o estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade, conforme indicado, muitas vezes nenhuma opção de curso é disponibilizada.  Para o Distrito Federal, por exemplo, não há opção de ensino a distância registrada. 

Até mesmo os estados com a modalidade on-line disponível contém links que não redirecionam o usuário diretamente para o matrícula. O usuário fica sem saber como se inscrever. Grande parte dos sites postos para os cursos presenciais também não funcionam.

O programa Novos Caminhos foi lançado no ano passado. A expectativa é de que até 2021, sejam 78 mil vagas de diferentes cursos que estimulam o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país. 
 
Em nota para o Eu, Estudante, o MEC afirmou estar em contato com as instituições de ensino parceiras para melhorar a ferramenta e disponibilizar links mais acessíveis. 

Confira a nota do Ministério da Educação na íntegra: 


"A ferramenta de busca no site do MEC tem o objetivo de sistematizar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica do Programa Novos Caminhos. As matrículas devem ser realizadas nas Instituições de Ensino.

Para melhorar a ferramenta e possibilitar uma comunicação pública mais eficaz, o Ministério da Educação está em contato com os parceiros, para que eles disponibilizem links mais acessíveis para as matrículas.

Att,
Ascom MEC"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags