Ensino_EducacaoBasica

Respeitando distanciamento, estudantes fazem protesto em frente ao MEC

O ato, organizado pela UNE, em parceria, com o DCE da UnB pediu o adiamento do Enem e a queda do ministro da Educação e do presidente da República

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 17:34

Na manhã de sexta-feira (15/5), o ato organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes Hoje (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), em frente a sede do Ministério da Educação (MEC), pediu o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a queda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

Estudantes fazem protestos respeitando distanciamento social 

Eles alegam que as adversidades provocadas em função da pandemia do novo coronavírus aumentam a desigualdade já existente e impedem que os alunos tenham condições para continuar se preparando para a prova.

 

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, revelam que 21% dos domicílios brasileiros não têm acesso a internet em casa. E 42% dos candidatos não têm computador.

 

Pesquisa do IBGE revela que 21% dos domicílios brasileiros não têm acesso a internet em casa. 

Além disso, o acesso a outros materiais como livros físicos também fica restrito. Uma vez que os livros didáticos que estudantes usam são os fornecidos pela escola. A UNE aponta também para os locais de estudos, que muitas vezes não proporcionam o espaço adequado para os jovens se concentrarem.

 

Saiba Mais

 

Inscrições continuam

O MEC segue ignorando a mobilização da classe estudantil 

As inscrições para o Enem foram abertas na segunda-feira (11/5) e seguem até 22 de maio. Já são 2,4 milhões de estudantes cadastrados para participar do exame. O MEC segue ignorando a mobilização da classe estudantil como os protestos virtuais da hashtag #AdiaEnem, que ocorre nesta sexta-feira (15), convocada pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) por meio das redes sociais. A pandemia mundial do novo coronavírus já atingiu a marca de mais de 14 mil mortos só no Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Duas pessoas, uma menina vestida com blusa amarela, calça preta, usando máscara de proteção. O outro, um menino, veste calça preta, blusa amarela e jaqueta marrom. Usa máscara de proteção para cobrir o rosto. Eles seguram uma faixa amarela escrito %u201CBolsonaro Genocida. Impeachment já! Em defesa da saúde, educação e renda%u201D. Ao fundo, o prédio do Ministério da Educação.
    Duas pessoas, uma menina vestida com blusa amarela, calça preta, usando máscara de proteção. O outro, um menino, veste calça preta, blusa amarela e jaqueta marrom. Usa máscara de proteção para cobrir o rosto. Eles seguram uma faixa amarela escrito %u201CBolsonaro Genocida. Impeachment já! Em defesa da saúde, educação e renda%u201D. Ao fundo, o prédio do Ministério da Educação. Foto: Leonardo Milano/Jornalistas Livres
  • Onze pessoas ao redor de uma  faixa branca escrito %u201C#AdiaEnemJá. Fora Bolsonaro. Fora Weintraub%u201D. Ao fundo, o prédio do Ministério da Educação.
    Onze pessoas ao redor de uma faixa branca escrito %u201C#AdiaEnemJá. Fora Bolsonaro. Fora Weintraub%u201D. Ao fundo, o prédio do Ministério da Educação. Foto: Leonardo Milano/Jornalistas Livres

Tags