Ensino_EducacaoBasica

Itaú Social disponibiliza conteúdo para gestores da educação

Material técnico vai ajudar as secretarias municipais e estaduais a enfrentar os desafios gerados pela covid-19

Na terça-feira (19/5), o Itaú Social irá disponibilizar, no site, um conteúdo para tirar dúvidas de gestores da educação sobre temas relacionados à administração e mitigação de problemas após a pandemia do novo coronavírus. Além disso, às 11h, a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, apresenta uma live no Facebook sobre formação para gestores da educação. 
 
 
Na pandemia, os gestores da educação estão cheios de dúvidas. Como reorganizar o calendário letivo para cumprir seus dias e horas? Como garantir o acesso à alimentação escolar? Tem mais prazo para a prestação de contas? Quais contratos posso prorrogar e garantir o equilíbrio financeiro?

O material disponibilizado pelo Itaú Social auxilia secretarias municipais e estaduais, consórcios e arranjos de desenvolvimento a reorganizar processos relativos ao calendário letivo, alimentação escolar, prestação de contas e gestão financeira e de pessoas. Até o início de junho, outros temas também serão abordados.

A organização do conteúdo teve como base a experiência do Itaú Social com o Programa Melhoria da Educação, que proporciona formação continuada às equipes de secretarias de educação por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2019, a iniciativa esteve presente em 356 municípios, com a participação de cerca de 4.600 gestores. 

Melhoria da Educação

O Programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada às equipes que atuam na gestão pedagógica e na gestão administrativa dos municípios e estados, por meio de cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Tem o propósito de fortalecer as secretarias municipais de educação na sua capacidade de garantir acesso, permanência e aprendizados para todos com equidade. 

A proposta está dividida em duas vertentes: municipal e regional. Na municipal, atua em cidades com até 500 mil habitantes, que tenham mais de 10 mil matrículas urbanas no ensino fundamental e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional ou estadual. Já a regional, se dá por meio dos consórcios, Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e colegiados, ou na relação de estado com municípios, fortalecendo o regime de colaboração.