Ensino_EducacaoBasica

Após a pandemia, alunos vão ter aulas aos sábados e feriados

Decisão aprovada pelo MEC vale para educação básica e ensino superior. Expectativa é de que os dias a mais ajudem na conclusão do ano letivo

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 18:49
O Ministério da Educação (MEC) aprovou as novas diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) em relação ao cumprimento de carga horária escolar. As instituições de ensino, do nível básico ao superior, estão autorizadas a repor aulas aos sábados, feriados, durante as férias e no turno oposto ao período correspondente às aulas.
 
A reorganização das aulas ficará a critério de cada sistema de ensino 

A decisão vale somente para o retorno das aulas presenciais. A reorganização das aulas ficará a critério de cada sistema de ensino, seja municipal, estadual ou particular. A única exigência é de que seja levada em consideração a realidade dos estudantes. A decisão tem como objetivo direcionar a organização do calendário das instituições de ensino que tiveram o ano letivo prejudicado pela pandemia.

O MEC já autorizou que as instituições de ensino computem as atividades a distância como parte dos dias letivos. Também estão permitidas as aulas transmitidas por meio de programas de televisão ou rádio, bem como pela adoção de material didático impresso e distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis.
 

Saiba Mais


No dia 1° de abril, o presidente Jair Bolsonaro já havia assinado uma medida provisória suspendendo a obrigatoriedade das escolas e universidades de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano. Mas a obrigatoriedade da carga horária permanece, fazendo com que as instituições de ensino tenham que cumprir as horas de aula em uma quantidade menor de dias letivos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags