Ensino_EducacaoBasica

Alunos produzem conteúdo que ajuda no enfrentamento ao isolamento social

Projeto de estudantes do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília divulga informações e auxilia colegas por meio de página nas redes sociais

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 15:04
O projeto MackTransforma, criado pelos alunos do  ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), é uma página nas redes sociais para que os estudantes produzam e divulguem informações e conteúdos como forma de auxiliar no enfrentamento ao isolamento social provocado pela pandemia da covid-19.

Projeto de estudantes do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília divulga informações e auxilia colegas por meio de página nas redes sociaisO MackTransforma é produzido e administrado pelos alunos sob a coordenação da professora de química do CPMB Marianna Brandão. De acordo com a professora, o projeto nasceu de um questionamento sobre como a escola poderia contribuir com os estudantes, para além das questões do ensino, neste momento de distanciamento social. 

“Eu percebi a necessidade deles mostrarem o quanto é importante termos conhecimento científico, entender o que é um veículo de informação, onde estamos buscando essas informações e que eles pudessem compartilhar isso com a nossa comunidade escolar. O que resultou na página no Instagram”, diz Marianna.

Na página no Instagram, os alunos compartilham mensagens de encorajamento, sugestões de conteúdo cultural, como músicas e filmes, e também dicas de comportamento, como formas de combater a procrastinação. 

A participação no projeto é livre e não está relacionada ao sistema de notas oferecido pela escola. Segundo Marianna, a ideia é escorada em três pilares: o propósito, a resiliência e a empatia. “O que os alunos relatam é que estão tendo conhecimento sobre vários assuntos, que antes eles não tinham contato e a estimular o sentimento de empatia”, afirma a professora.

Marianna Brandão considera que o perfil ajuda no enriquecimento da formação cidadã dos estudantes. "Os depoimentos evidenciam o potencial a ser desenvolvido nos nossos alunos e nos faz refletir sobre quais caminhos desejamos trilhar para proporcionar aos nossos estudantes relações mais interessantes com os conteúdos", explica.

Para o aluno do 2º ano do ensino médio Gustavo Sathler Cruciol, 16 anos,  a iniciativa é uma forma dos estudantes se expressarem e compartilharem ideias. "A equipe está muito animada, apesar de estarmos vivendo um período difícil, estamos conseguindo repassar conteúdos e informações de qualidade para a sociedade”, diz o estudante.

Gustavo, que é um dos responsáveis pelo o design da página, além do conteúdo audiovisual, conta que se sente muito feliz por poder contribuir de alguma forma para amenizar um pouco as dificuldades que esse momento de pandemia gerou. “O coração chega fica quentinho de imaginar que podemos estar ajudando de alguma forma. Estamos tendo um retorno muito legal do público, principalmente em relação às publicações sobre vestibulares e saúde mental”, informa.

Para ver os conteúdos disponibilizados pelos alunos, basta acessar a página no Instagram do projeto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags