Ensino_EducacaoBasica

Weintraub adia abertura do Sisu do segundo semestre de 2020 para julho

A previsão era de que o sistema fosse aberto hoje. Sem maiores explicações, o ministro da Educação afirmou que a nova data é de 7 até 10 de julho

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 16:37
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, avisou no começo da tarde desta terça-feira (16), que as inscrições para o segundo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) de 2020 foram adiadas. Sem explicar o motivo do atraso, o ministro afirmou que a novas datas para abertura serão de 7 a 10 de julho. 

Segundo Weintraub, a previsão é de mais de 50 mil vagas. "As inscrições para o Sisu do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, as instituições públicas já disponibilizaram 51 mil vagas (nº pode subir). Novidade: haverá oferta em cursos a distância", declarou no Twitter.
 
Weintraub não deu explicações para o adiamento 

A repercussão da decisão foi imediata, revoltados com o atraso os alunos mobilizam a hashtag #CadeOSisu2 nas mídias sociais. O segundo Sisu do ano ocorre no segundo semestre e disponibiliza novas vagas para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e desejam ingressar
em uma universidade federal.

O perfil da União Nacional dos Estudantes (UNE), rebateu o ministro afirmando que a divulgação foi feita de forma desorganizada. "A data inicial prevista para a abertura de inscrições no SISU era hoje. Além de você só divulgar a nova data hoje, ainda divulga sem edital ou nota oficial do MEC publicado".

"Sinceramente, os estudantes brasileiros não aguentam mais! E quem reclama aqui é bloqueado. #ForaWeintraub". E ainda completam. "Sinceramente, os estudantes  brasileiros não aguentam mais! E quem reclama aqui é bloqueado. #ForaWeintraub"


Adaptação a pandemia

No fim de maio, o Ministério da Educação  (MEC) publicou uma portaria que permite o Sisu ofertar vagas na modalidade de ensino a distância. As alterações passam a valer já para o processo seletivo de julho. Além da permissão, o MEC também determinou mudanças para as instituições de ensino superior públicas que ofertam vagas pelo Sisu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags