Ensino_EducacaoBasica

Pesquisa revela que estudantes preferem adiar o Enem para maio de 2021

Apuração feita pela Hoper Educação e o Curso Enem Gratuito, dando uma prévia do resultado da consulta que o MEC lançou para ouvir os candidatos inscritos no exame

Eu, Estudante
postado em 19/06/2020 16:20
 (foto: Divulgação/MEC)
(foto: Divulgação/MEC)
Em pesquisa realizada pela Hoper Educação com o curso Enem Gratuito, estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, opinaram a favor de adiar a prova para maio de 2021. Com 180 dias de diferença em relação à data original, a opção por maio foi apontada por 47% dos participantes. O adiamento de 60 dias, com provas previstas para janeiro de 2021, foi apontado por 31,9% dos participantes da pesquisa.

A maioria absoluta das respostas, somadas as opções para as provas em maio ou janeiro, resulta em que 78,9% dos candidatos preferem mesmo fazer as provas no ano que vem. Apenas 21,1% optaram por realizar as provas em dezembro.
Estudantes escolheram a última data disponível, em maio de 2021

A pesquisa ouviu os candidatos sobre a melhor forma de realização das provas, adiadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As alternativas foram parecidas com a da enquete oficial, feita pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre as questões estavam opções como manter o formato atual, em dois fins de semana alternados, com provas completas; realizar as provas com menos questões em um único dia; ou ainda aplicar o Enem na estrutura antiga, com provas completas no sábado e no domingo, num mesmo final de semana.

O resultado mostrou que 51,6% dos candidatos se manifestaram por realizar o exame em dois finais de semana, sendo que 33,9% indicaram a preferência por um único dia de provas, com menos questões. Em terceiro lugar ficou a alternativa de provas no sábado e no domingo, num único final de semana, com 14,5% das respostas.

A pesquisa teve como público-alvo 106 mil alunos matriculados no Curso Enem Gratuito de 2020. Foram coletadas 1.076 respostas, conferindo 95% de certeza nos resultados, com intervalo de erro de 3%.

Maturidade na escolha

O perfil dos participantes do Enem que estão matriculados no Curso Enem Gratuito mostrou que, na média, eles têm 21 anos de idade, sendo que 55% deles já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Já os concluintes do ensino médio responderam por 34,6% da amostra que participou da pesquisa,
enquanto 9,9% se declararam como ;treineiros;, que vão concluir o ensino médio após 2020.

Preocupação com calendários do Sisu, Fies e Prouni

A maior preocupação com o calendário está mesmo nas universidades públicas, onde a maior parte dos alunos ingressa pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a nota do Enem é necessária para efetuar a inscrição no sistema. Além disso, nos programas de inclusão social pela educação, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), onde a seleção para o ensino superior privado também é feita pela nota do Enem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação