Ensino_EducacaoBasica

Em meio à polêmica da merenda escolar, Secretaria de Educação faz trocas

As exonerações e nomeações foram divulgadas no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (25/6)

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 14:45
fachada Secretaria de Educação Asa NorteO Governo do Distrito Federal (GDF) exonerou três pessoas da Secretaria de Educação. As trocas foram publicadas no Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (25/6) e ocorrem em meio à polêmica da mudança do fornecimento das merendas escolares da rede pública de ensino.

Do cargo de subsecretário da Subsecretaria de Administração Geral da Secretaria de Educação sai Leonardo Henrique Campos Gouveia Pinto e assume Luís Mário Oliveira Barreto. 

Claudio Nelson Araújo Brandão sai do cargo de subsecretário de Infraestrutura e Apoio Educação e entra Arlênio de Araújo Mineu. Rosana Mara Mundim Tomaz de Carvalho deixa Diretoria de Alimentação Escolar e Roberto Eleutério Holanda assume a função. 

Além disso, a pasta nomeou Fábio Pereira de Sousa como secretário executivo no lugar de Quintino dos Reis Borges Filho, que havia sido exonerado no início da semana. O nome dele estava envolvido na polêmica da merenda escolar.

Investigação


O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) entrou com representação no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e no Tribunal de Contas do DF (TCDF) denunciando um possível esquema de corrupção no processo. 
As merendas escolares são resultado de licitação do GDF, que compra os ingredientes de empresas do ramo alimentício. Outra parte tem que ser comprada de produtores da cidade, conforme lei federal. No entanto, com a mudança, a contratação seria terceirizada. A estimativa de investimento é de mais de R$ 375 milhões.

Na última sexta-feira, a Secretaria de Educação anunciou a suspensão da licitação para reajuste. No entanto, não estão definidas quais serão as mudanças. Em nota, o secretário Leandro Cruz — nomeado em 19 de junho — irá se inteirar do assunto antes de qualquer decisão a respeito do certame. 
 
Segundo a Secretaria de Educação, as trocas ocorreram devido a mudança do secretário da pasta, que mudou parte da da equipe.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags