Ensino_EducacaoBasica

Sindicato de escolas particulares propõe volta às aulas em 20 de julho

Em documento apresentado ao Governo do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (25), Sinepe propõe retorno gradativo e autorizado pelos pais

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 12:16
O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) entregou na manhã desta quinta-feira (25) uma proposta de protocolo para o retorno das aulas presenciais na unidade federativa. 

No documento, a entidade sugere que a volta às aulas presenciais da educação infantil e do ensino médio ocorram em 20 de julho. Já o ensino fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) e profissionalizante para 27 do mesmo mês. Por último, propõe-se que o ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) volte em 3 de agosto. 

Documento prevê retorno do ensino infantil e médio para 20 de julhoSe aprovado o protocolo, voltar a estudar no ambiente físico será opcional. No início do texto, o Sinepe garante que o objetivo do documento é também respeitar  “as decisões das famílias de levar ou não seus filhos à escola e as características de isolamento social que o cenário atual impõe”. 

A escola deverá solicitar que cada aluno apresente uma declaração assinada por pai, mãe ou responsável afirmando que, segundo seu conhecimento, o estudante não teve e não tem contaminação pela covid-19, e não apresenta sintomas da doença.

 “Além disso, o responsável se compromete a informar à escola qualquer mudança da situação familiar ou do aluno, e a não enviá-lo à escola até que a análise institucional conclua como negativa a ocorrência da doença”, expõe o texto. 

A sugestão é de um retorno gradativo, que além de ser separado por níveis de ensino, deve seguir uma série de recomendações. O texto traz diversas orientação sobre espaço, distanciamento social, disponibilização de  equipamentos de desinfecção e proteção e procedimentos e pedagógicos e educativos. , 

Seguindo as orientações, deve-se haver escalonamento de horários de intervalo, refeições, saída e entrada de salas de aula,bem como de horários de utilização de ginásios, bibliotecas, pátios, entre outros. Além disso, a suspensão de atividades que envolvam aglomerações, como comemorações, reuniões de pais, formaturas, dentre outras. 

Confira o calendário de retorno às aulas presenciais:
 
Cronograma de volta às aulas 

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags