Ensino_EducacaoBasica

Universidade alemã desmente pós-doutorado de Decotelli

Em nota, a Universidade de Wuppertal afirmou que o novo ministro da Educação conduziu pesquisas no local, mas não terminou nenhuma formação

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 15:11
Ao contrário do que consta no currículo do novo ministro da Educação, Carlos Decotelli,  disponível na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ele não recebeu certificado de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha.
 
Em nota, a Universidade de Wuppertal afirmou que o novo ministro da Educação conduziu pesquisas no local, mas não terminou nenhuma formação 
 
Em nota enviada ao Correio , nesta segunda-feira (29), a instituição informou que Decotelli conduziu pesquisas na universidade por três meses, em 2016, mas que não concluiu nenhum programa de pós-doutorado. “Ele não obteve nenhum título em nossa universidade. A Universidade de Wuppertal não pode fazer nenhuma declaração sobre títulos obtidos no Brasil.”

Na última sexta-feira (26), o ministro teve o doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, desmentido pelo reitor da instituição, Franco Bartolacci. "Precisamos esclarecer que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve na @unroficial o doutorado mencionado nesta comunicação", escreveu o reitor no Twitter.

Há também suspeita de que o ministro teria copiado trechos de outras dissertações e textos acadêmicos na introdução de sua dissertação de mestrado, apresentada em 2008 para a FGV Rio de Janeiro. A instituição informou que vai apurar a suspeita de plágio.

Por causa das fraudes no currículo, o presidente Jair Bolsonaro adiou a posse de Decotelli, que ocorreria nesta terça-feira (30/6). De acordo com o Palácio do Planalto, no entanto, ainda não havia data prevista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags