Publicidade

Correio Braziliense

Decotelli pede demissão do MEC antes de tomar posse

Pouco tempo após ser indicado à pasta, ministro teve dados do currículo contestados por instituições de ensino


postado em 30/06/2020 19:25 / atualizado em 30/06/2020 20:34

Cinco dias após a nomeação ao Ministério da Educação (MEC), Carlos Decotelli foi pressionado a deixar a pasta, antes mesmo da cerimônia de posse. Ele se envolveu em polêmica ao ter dados do currículo desmentidos por instituições de ensino. Decotelli esteve no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (30/6), para entregar a carta de demissão do comando da ministério. O nome mais cotado para assumir o lugar dele é o de Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). 
 
(foto: Ed Alves / Esp CB / Da Press)
(foto: Ed Alves / Esp CB / Da Press)
 

Na segunda-feira (29), a Universidade Wuppetal, na Alemanha, desmentiu o pós-doutorado do então ministro na instituição. Na última sexta-feira (26), ele teve o doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina, desmentido pelo reitor da instituição, Franco Bartolacci. Há também suspeita de que Decotelli teria copiado trechos de outras dissertações e textos acadêmicos na introdução de sua dissertação de mestrado, apresentada em 2008 para a FGV Rio de Janeiro.
 
 
Em nota, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) disse que “espera que o nome a ser escolhido para o MEC seja de bom diálogo e com capacidade de gestão, apto a conduzir a Educação Brasileira de forma sintonizada com os anseios da sociedade. Mais do que nunca, após um ano e meio de espera por resultados que não chegam, o critério técnico deve prevalecer nessa escolha. Não há mais espaço para erros nem experimentos”. 
 
Veja a reação da internet à saída do ministro:
 
 
 
 
 
 
 
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Colégio promove debate sobre futuro do Enem 19:18 - 09/07/2020 - Compartilhe

Colégio promove debate sobre futuro do Enem

publicidade
publicidade