Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 22:05
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (2), o relatório do terceiro ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O documento revela que o Brasil cumpriu totalmente apenas uma das vinte metas previstas para serem alcançadas entre 2014 e 2024 — o percentual de docentes com mestrado ou doutorado no ensino superior, que chegou a 81,3% em 2018, sendo que o objetivo era garantir que pelo menos 75% dos professores fossem mestres e 35%, doutores.
As demais metas não foram alcançadas ou foram cumpridas parcialmente. Indicadores como o percentual de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na forma integrada à educação profissional e o percentual de escolas públicas que selecionam diretores por meio de processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar não alcançaram nem 7% do estabelecido para o decênio.
O relatório descreve o desenvolvimento das 20 metas do PNE por meio do acompanhamento de 57 indicadores numéricos, descritos detalhadamente ao longo de 572 páginas. Cada meta é tema de um capítulo, e neles constam informações detalhadas de cada indicador, incluindo suas diversas desagregações estatísticas. Ao fim de cada capítulo, encontram-se as principais conclusões referentes à meta e aos seus indicadores.
Confira o documento completo Inep divulga terceiro relatório de monitoramento do PNE
Brasil cumpriu totalmente apenas uma das vinte metas previstas para serem alcançadas entre 2014 e 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (2), o relatório do terceiro ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
O documento revela que o Brasil cumpriu totalmente apenas uma das vinte metas previstas para serem alcançadas entre 2014 e 2024 — o percentual de docentes com mestrado ou doutorado no ensino superior, que chegou a 81,3% em 2018, sendo que o objetivo era garantir que pelo menos 75% dos professores fossem mestres e 35%, doutores.
As demais metas não foram alcançadas ou foram cumpridas parcialmente. Indicadores como o percentual de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na forma integrada à educação profissional e o percentual de escolas públicas que selecionam diretores por meio de processo seletivo qualificado e eleição com participação da comunidade escolar não alcançaram nem 7% do estabelecido para o decênio.
O relatório descreve o desenvolvimento das 20 metas do PNE por meio do acompanhamento de 57 indicadores numéricos, descritos detalhadamente ao longo de 572 páginas. Cada meta é tema de um capítulo, e neles constam informações detalhadas de cada indicador, incluindo suas diversas desagregações estatísticas. Ao fim de cada capítulo, encontram-se as principais conclusões referentes à meta e aos seus indicadores.
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