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SOMOS lança curso gratuito de neuropedagogia para educadores

Iniciativa é uma das ações do Science in Learning da companhia, área em que busca levar evidências científicas para a sala de aula

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 21:09
A SOMOS, empresa da holding Cogna, acaba de lançar o primeiro curso de neuropedagogia em parceria com a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), formada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
 
Curso tem certificado de participação 

Ministrado pela pesquisadora associada da Rede CpE Rochele Fonseca e as especialistas em neuropsicologia Caroline de Oliveira Cardoso, Janice da Rosa Pureza e Hosana Alves Gonçalves, o curso "Estimulação neurocognitiva em sala de aula" é gratuito e tem como público-alvo professores da rede pública e privada, além de profissionais interessados em neuropedagogia.

O material está disponível na plataforma PROFS, site do Programa de Formação de Educadores da SOMOS. As inscrições podem ser feitas pelo link. Desde 2019, a companhia é mantenedora da rede por meio do Science in Learning, área criada para levar à sala de aula evidências e comprovações científicas que ajudem a aprimorar práticas pedagógicas e a promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com carga horária de 30 horas, o curso é dividido em quatro trilhas: neuropsicologia e educação de mãos dadas, funções executivas e aprendizagem para a intervenção neurocognitiva escolar; desenvolvimento das funções cognitivas e executivas em contexto escolar, importância do educador; funções executivas e habilidades correlatas, como estimulá-las no ambiente escolar?; e funções executivas e aprendizagem escolar, foco na compreensão textual. 

Concluídas as etapas, os alunos receberão um certificado. Ao longo do curso, será abordada a diferença entre avaliação e intervenção neurocognitiva preventiva e remediativa, com base na neuropsicologia do desenvolvimento, clínica, cognitiva e escolar e em suas intersecções com a educação. 

Os participantes aprenderão ainda sobre a neuropsicologia das funções executivas, da aprendizagem e de sua relação com atenção, memórias e linguagem oral, leitura, escrita e matemática, assim como fatores de risco e de proteção para a absorção dessas capacidades no contexto da neuropsicologia. Além disso, serão levados a refletir sobre processo de ensino-aprendizagem e de avaliação a partir de ações de intervenção neurocognitiva e da desescolarização. Saiba mais em.

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