Ensino_EducacaoBasica

Com novo cronograma, ano letivo da rede pública vai até 28 de janeiro

A Secretaria de Educação divulgou calendário com organização anual. Sem longas pausas para recesso, aulas remotas entram na contagem de frequência

Ana Lídia Araújo*
postado em 15/07/2020 12:47
Após a divulgação do cronograma específico da volta às aulas presenciais, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF) publicou o calendário macro do ano letivo, que incluiu as aulas remotas e novas datas para a conclusão dos bimestres, semestres e recessos.

Com a reorganização, os 200 dias letivos obrigatórios foram flexibilizados sem alterar a carga horária de 800 horas, conforme recomendação do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF). Segundo a SEE/DF, buscou-se manter a programação prevista nos calendários originais, adaptada ao novo contexto.Aulas remotas vão até o fim de agosto

Aulas remotas

Desde segunda-feira (13), o ano letivo voltou a ser contabilizado pelo ensino remoto por meio do programa Escola em Casa DF. A frequência é obrigatória e computada de acordo com atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula.

Estudantes que não têm acesso às ferramentas digitais e internet recebem material impresso, de acordo com a organização de cada escola. Esse método vai até 28 de agosto, exceto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, centros interescolares de línguas (CILs), instituições parceiras e os centros de educação da primeira infância (CEPIs), que têm encerramento marcado para 29 do mesmo mês.

Organização do ano letivo

O novo cronograma não dá muito espaço para pausas. Ao todo, são quatro calendários: anual da rede pública; semestral da rede pública (Educação de Jovens e Adultos ; EJA e Educação Profissional); centros interescolares de línguas (CILs); instituições parceiras e centros de educação da primeira infância (CEPIS).

Férias? Somente durante uma semana, entre os dias 23 e 31 de dezembro. O encerramento do ano letivo está marcado para 28 de janeiro de 2021.


Confira a organização do semestre:


Novo cronograma do ano letivoOs dias letivos móveis, que são aqueles que, a critério da escola, podem mudar de data, foram definidos em 21 e 22/12, exceto para as instituições parceiras e CEPIs, que não têm esta possibilidade. A título de sugestão, também são indicados dias opcionais para a recomposição.

Veja como mais detalhes:




Com informações de Ascom, SEE/DF.



*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação