Ensino_EducacaoBasica

Fundeb: artistas e estudantes pedem aprovação da PEC nas redes sociais

A Câmara deve começar hoje (20/7) a votação da PEC 15/2015, que torna permanente o fundo que irá beneficiar 40 milhões de alunos da educação básica

Eu, Estudante
postado em 20/07/2020 11:02
Em sessão virtual marcada para esta segunda-feira (20/7), às 15h, a Câmara dos Deputados deve começar a votar a Emenda à Constituição (PEC) n; 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos DeputadosO texto original, relatado pela deputada Professora Dorinha (DEM-TO), prevê o aumento da fatia de recursos da União, passando de 10% para 20%, com escalonamento de 6 anos. Além, disso, propõe-se que o piso de recursos do Fundeb para o pagamento de salários de profissionais da educação suba de 60% para 70%.

No entanto, a proposta original sofre ameaças. No último sábado (18), o governo enviou a líderes parlamentares uma contraproposta, alterando trechos do texto original, propondo que a renovação do fundo seja feita somente em 2022. Além disso, sugere-se que metade do acréscimo previsto para os recursos da União fosse para programas sociais, como o Renda Brasil.

[SAIBAMAIS]Vale lembrar ainda que o fundo vai expirar ao fim do ano se não for prorrogado a tempo pelo Congresso. Por isso, iniciou-se uma manifestação nas redes sociais pressionando o Congresso a aprovar a proposta da deputada Professora Dorinha, e contra o texto do governo.

No twitter, internautas (estudantes, artistas, parlamentares) sobem nesta segunda-feira as hashtags #VotaFundeb #AprovaFundeb #NãoVãoTirarDaEducação. As duas primeiras já estão entre os assuntos do momento da rede social, ocupando, até a publicação desta matéria, o terceiro e o quarto lugar, respectivamente.

A manifestação, porém, começou ainda no sábado, após a publicação da contraproposta do governo.

Confira as publicações a favor da votação:
[VIDEO1][VIDEO2][VIDEO10][VIDEO3][VIDEO4][VIDEO5][VIDEO6][VIDEO7][VIDEO8][VIDEO9]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação