Ensino_EducacaoBasica

Escolas particulares se preparam para o retorno das aulas presenciais

Sindicato dos professores e Associação de Pais e Alunos (Aspa-DF) ameaçam recorrer à Justiça para impedir a abertura dos colégios no Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 15:57
Escolas da rede particular de ensino estão autorizadas a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27/7). O cronograma de retorno, estabelecido pelo governador Ibaneis Rocha (DEM), após uma série decisões judiciais contrárias, continua recebendo reação negativas por parte de pais e entidades. 

Escolas particulares se preparam para volta às aulas
 
Para o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF), a retomada é precipitada. "Nós entendemos que ainda não é o momento de retornar às aulas presenciais, até porque o Distrito Federal ainda não atingiu o pico e o ambiente escolar movimenta muitos alunos, funcionários e o transporte público. Na nossa opinião, o governador deveria voltar atrás nesse retorno", afirma Rodrigo de Paula, diretor jurídico do Sinproep. 

A entidade representativa encaminhou denúncia para o Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a volta na próxima semana e, também, contra a convocação presencial de professores antes da data, que tem ocorrido em algumas escolas, segundo o sindicato.

“Caso o governador não reveja essa posição, o sindicato pensa em, ainda nesta semana, buscar a Justiça. Nosso jurídico está estudando a possibilidade”, conta Rodrigo. Para o sindicato, a pressa pela volta presencial não é justificável, uma vez que as escolas particulares estão conseguindo manter o funcionamento por meio do ensino remoto. 

Em nota ao Eu, Estudante, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DEF) informou que grande parte das instituições educacionais de ensino particular já apresentaram o planejamento para utilização de atividades não presenciais, em substituição às atividades presenciais, conforme determinação constante do Parecer nº 33/2020 do Conselho de Educação do Distrito Federal.

Vale lembrar que cada instituição educacional da rede particular tem calendário próprio, o qual é homologado pela secretaria.

O que diz o Sinepe

Em vídeo divulgado na noite de ontem (20/7), Álvaro Domingues, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), disse que tem implementado um protocolo de profilaxia em todas as escolas. “O Sinepe tem orientado, por meio de um guia, recomendações coletadas de instituições científicas de renome internacional, nacional e local, para que as escolas se preparem para o retorno dos estudantes", explicou. 

O presidente ressaltou ainda que a volta será gradual e opcional, podendo ser aderida somente pelas escolas que têm a infraestrutura necessária e por pais que precisarem e se sentirem seguros em enviar os filhos para o colégio. "Neste momento, estamos divulgando amplamente essas informações, treinando nossas equipes para retornarmos segundo as condições de segurança e do corpo docente de cada escola", assegura. 

Acesse o guia clicando aqui.

Pais preocupados 

A Associação de Pais e Alunos (Aspa-DF) espera uma confirmação do Governo a favor das datas. "Precisamos agora que o Governo apresente os dados que embasaram o retorno e, realmente, confirme que agora é o melhor momento para o retorno e que está tudo pronto para que segunda-feira as crianças da rede particular possam voltar de forma gradual", destaca Alexandre Veloso, presidente da Aspa. 

Segundo Alexandre, a associação vem acompanhando a validação dos protocolos de retomada, que precisam ser individualizados para cada instituição de ensino. "Muitas escolas ainda não validaram esses planos de segurança sanitária, bem como não apresentaram a proposta de retorno gradual. Nós estamos acompanhando, aguardando com os pais das escolas particulares para que possamos, em algum momento, fazer uma intervenção para que o plano seja transparente e de fácil acesso", completa. 

O oficial militar da Marinha Carlos Henrique Mayato e o filho Samuel SousaO oficial militar da Marinha Carlos Henrique Mayato, 54 anos, tem dois filhos. O mais novo, Samuel Sousa, 18, está cursando o terceiro ano do ensino médio no Colégio Elite, unidade Guará. Até onde ele sabe, a escola fará um pequeno recesso e retornará presencialmente em 3 de agosto. No entanto, a escola não entrou em contato com o responsável para anunciar o cronograma. “Não recebi nenhum telefonema, e-mail, ou comunicação de que as aulas voltariam. Eu soube disso pelo meu filho”, conta. 

Carlos é contra a data. “Ele estuda em uma sala com 45 alunos. Como vai ser isso? Vão dividir as turmas, os turnos? Nada disso foi passado para a gente. Eu não sei como será essa volta”, afirma. “Na minha opinião, essa volta só poderia ocorrer depois que tivermos a vacina. Se eu tiver a opção de deixar meu filho estudando em casa é isso que vou fazer”, opina.   

Em nota, o Elite Rede de Ensino informou que não tem data definida para o retorno das aulas presenciais. A informação vale para todas as unidades do colégio pelo Brasil.

Diferentemente do militar, a avó e médica pediatra, Ana Goretti Kalume Maranhão, 66, elogia a postura da rede de Colégios Marista, onde estudam quatro netos: Paulo, 15, Marina, 11, e Sofia, 7. Eles cursam, respectivamente o 9º, 7º e 5º anos do fundamental, enquanto o pequeno Daniel, 4, está na pré-escola.  “O Marista tem tido uma postura muito correta com as famílias. Eles criaram um grupo de discussão com os pais. Ontem, o diretor enviou um vídeo explicando sobre a preparação da escola com os professores e distribuição de salas”, relata.
 
Ana Goretti e os netos em 2015 
O colégio segue discutindo a melhor alternativa com os pais e, por isso, ainda não tem data para a volta. Apesar de estar satisfeita com as ações do Marista, Ana Goretti diz não querer o retorno físico. “Eu entendo que devemos colocar na balança os prós e contras dessa situação.  Existe todo um problema causado pela falta da presencialidade, como a depressão infantil, dificuldade cognitiva e crianças que têm na escola uma fonte de alimento. No entanto, como médica e avó, não consigo deixar de me preocupar”, confessa. 

“Estamos com números altos aqui no DF.  Acredito que a abertura das escolas só deveria ser considerada nas cidades que registram  queda constante de casos. E, aqui, não é o caso. É um risco não só para as famílias, como para os professores”, justifica. 
 
Os elogios ao Marista são compartilhados com a pedagoga Fernanda Simões, 46, que faz parte da comissão pedagógica de pais e mães. "A escola disse que só iria aprendendo conforme fosse passando pelas dificuldades. A cada dia, uma equipe anda pela estrutura física e nota algo “esquecido” ou “novo”. E isso é real.Dizer que sabe como vai funcionar tudo seria muita utopia", diz. 
 
Victor Hugo de Sousa, Luma Simões e Rafael de Sousa 
A filha Luma Simões, 14, e dos dois enteados Rafael, 7, e Victor Hugo de Sousa, 21. Luma e Rafael estudam no Marista e Victor Hugo faz faculdade no Centro Universitário Iesb. Fernanda é mais uma responsável contra o retorno. "Estamos vivendo um período muito difícil. Sou hipertensa e meus dois enteados têm a doença falciforme. Não posso arriscar as nossas vidas pela aprendizagem, porque, como professora há 21 anos, sei que o aprendizado se recupera", desabafa.  

Cronograma

Confira como anda o plano de retomada de alguns colégios particulares do Distrito Federal. 

Marista: O Colégio Marista João Paulo II segue em diálogo com os pais para encontrar a melhor alternativa para o retorno às aulas.  Nesta semana, o protocolo será encaminhado às famílias, juntamente com uma proposta de datas para a volta gradual e uma pesquisa sobre o tema. Segundo a instituição, para as famílias que optarem por manter os alunos em casa, o Colégio permanecerá oferecendo o modo de aulas não presenciais.  

Por enquanto, mantêm-se as aulas on-line. A única data confirmada é do recesso escolar, que ocorrerá entre 27 e 31 de julho e, em outubro, de 14 a 16. 
 
Colégio Pódion: A escola preferiu manter o ensino remoto durante a semana do dia 27 de julho. Na unidade de ensino fundamental, as aulas presenciais voltam em 3 de agosto para o 6º e 7º anos e, em 10 de agosto, para o 8º e 9º anos. As mesmas datas serão seguidas pelo ensino médio, começando pelo terceiro ano, e depois, pelo primeiro e segundo. 

A escola enviou um formulário para que as famílias opinassem acerca da retomada física. Segundo a instituição, cerca de 66% dos responsáveis não se sentem confortáveis em mandar os estudantes para as escolas. Por isso, a escola fará transmissão ao vivo da sala de aula para quem preferir assistir de casa.  

Colégio Ideal: De forma gradual, retornam às aulas presenciais os alunos de todo o ensino médio em 3 de agosto. No dia seguinte, voltam os estudantes do fundamental 2 (do 6º ao 9º anos). Somente em 5 de agosto, os alunos do fundamental 1 (1º ao 5º anos) podem ir à escola. 

Colégio Sigma: A escola fará rodízio entre os estudantes de todos os segmentos (ensino médio, ensino fundamental – anos finais, ensino fundamental – anos iniciais e educação infantil). A partir de 10 de agosto, a cada semana um segmento retornará ao Sigma, começando pelo ensino médio. A instituição também oferecerá a possibilidade de escolha entre o ensino presencial ou permanecer com as aulas remotas. 

Centro Educacional Objetivo: O ensino médio, a educação infantil e o ensino fundamental 1 retornarão, respectivamente, em 3, 4 e 5 de agosto. Na outra semana, em 10 de agosto, volta o ensino fundamental 2.
 
Elite Rede de Ensino: O colégio não tem data definida para o retorno das aulas presenciais em nenhuma das unidades. A escola enviou cartilha aos responsáveis com o protocolo de retorno às aulas físicas. A rede está trabalhando em medidas de segurança para um retorno seguro quando possível.


*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags