Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 12:56
Como suporte a alunos e professores da rede pública, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) reuniu material de apoio ao trabalho pedagógico durante a pandemia. As cartilhas são nos formatos de guia, orientação e planejamento para toda a rede engajada nos estudos on-line, disponíveis na página do
Escola em Casa DF
Antes, a maioria dos materiais com esse foco estava no espaço do site destinado à Educação Básica. Agora, o conteúdo passará a ser publicado em aba específica da plataforma.
Até agora, foram publicadas seis cartilhas. Os temas são destinados ao acolhimento à comunidade escolar, estudantes, professores, tempo integral, educação especial e registro de atividades não presenciais.
Acolhimento à comunidade escolar
Estratégias pedagógicas voltadas ao trabalho com profissionais da educação, estudantes, famílias e comunidade escolar podem ser encontradas no “Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar – no contexto de atividades pedagógicas não presenciais”. O documento também aborda temáticas relacionadas à saúde emocional e apresenta sugestões de materiais e recursos para atividades com os docentes e os estudantes.
Apoio aos estudantes
Ciente das dificuldades impostas pelo atual momento de pandemia, a SEEDF elaborou o “Guia aos Estudantes: orientações para as aulas por meio de atividades não presenciais”. Além das orientações disponibilizadas na página do Escola em Casa DF, o material contém detalhes sobre a plataforma virtual, tais como dicas para o acompanhamento das atividades e da manutenção da rotina de estudos.
Suporte também para docentes
O guia “Aos Professores: orientações para as aulas por meio de atividades não presenciais” traz sugestões para a produção de material didático, endereços na internet para esclarecimento de dúvidas, passo a passo para enturmação de estudantes, dicas para produção de materiais, curadoria e articulação entre as unidades escolares e as regionais de ensino.
Educação em tempo integral
O documento “Organização do Trabalho Pedagógico da Educação em Tempo Integral para atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal” apresenta as estratégias pedagógicas para a retomada das atividades das partes flexíveis das matrizes curriculares. Para a construção do planejamento, a comunidade escolar foi ouvida, por meio de consulta pública, entre 20 e 25 de junho de 2020.
Educação Especial
O “Plano Pedagógico da Educação Especial para Atividades não Presenciais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal”contribui com as ações dos Comitês Regionais e Locais para a execução e operacionalização do retorno dos servidores às atividades educacionais. A cartilha é voltada aos professores que atendem os estudantes com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista – TEA, com comportamento de Altas Habilidades/Superdotação, bem como crianças e bebês considerados de risco atendidos no Programa de Educação Precoce.
Registro de atividades não presenciais
Nas “Orientações à Rede Pública de Ensino para o Registro das Atividades Pedagógicas não Presenciais” são apresentadas possibilidades de atuação em regime de colaboração, na atual conjuntura, com combinações de ambientes virtuais, videoconferências, aplicativos e o ensino híbrido. Os envolvidos na gestão escolar encontrarão dicas de escalas, segurança e planejamento de trabalho; datas relevantes para o ano letivo e orientações para o controle de frequência na plataforma Google Sala de Aula ou daqueles que receberem materiais impressos pelo Programa Escola em Casa DF.
Com informações de Ascom/SEEDF.
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