Jornal Correio Braziliense

Ensino_EducacaoProfissional

Campeões brasilienses da Olimpíada do Conhecimento são recebidos com festa

Os atletas da Olimpíada do Conhecimento, competição de educação técnica organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), desembarcaram, na tarde desta terça-feira (19/11), no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck sob uma calorosa recepção de professores, parentes e amigos, que organizaram apitaço e carregaram faixas de incentivo. Os 21 alunos do DF conseguiram, ao total, duas medalhas de ouro e cinco de bronze, alem de nove certificados de excelência. A capital terminou em 9; lugar no quadro de medalhas e 4; na pontuação geral.


Medalhista de ouro na modalidade de aplicação e revestimento cerâmico, Geovane Olivera, 19 anos, comemorou o sucesso ao lado do treinador, o irmão Jecivaldo Oliveira, que foi campeão pela mesma ocupação em 2010. "A vantagem é que eu pude passar para ele toda a realidade do processo", conta Jecivaldo com orgulho. O esforço dos irmãos, que são do interior da Bahia, valeu a pena. Geovane agora se prepara para disputar o WorldSkills, maior competição internacional de educação técnica que ocorrerá ano que vem na Alemanha. "Agora vou treinar ainda mais do que já treinei", promete.


A dupla composta por Jéssyca Cardoso e Michele Moreira, ambas de 20 anos, também chegou ao lugar mais alto do pódio com muito esforço. As alunas do Servico Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disputaram a prova de enfermagem, e começaram a treinar apenas em março, com um pouco de atraso para os padrões da Olimpíada, que costuma exigir um ano de dedicação. O tempo curto foi compensado com muito esforço. Mãe de uma menina de um ano e cinco meses, Jéssyca permaneceu agarrada à filha ao chegar na cidade, mas garantiu que não vai ter descanso. "Já vamos recomeçar a treinar depois de amanhã, para não perder tempo". A dupla da enfermagem ainda vai ter que disputar uma vaga no WorldSkills com o segundo lugar das Olimpíadas, que ficou com dois competidores do Amapá. "Estamos confiantes de que vamos repetir o resultado", garantiu Michele.


Medalhista de bronze na categoria construção e alvenaria, o aluno Jefferson de Carvalho inaugurou uma vitoria inédita para o DF, que nunca havia conquistado uma medalha nessa modalidade. Ele foi recepcionado pela família inteira. "Agora espero conseguir um bom emprego, por tudo que batalhei", diz. A mãe de Jefferson, Salete de Carvalho, comemorou a conquista. "É bronze, mas para uma mãe é sentimento de ouro", comemora animada.


Radiante, a aluna Luciely Alves, 21 anos, celebrou e muito a conquista do bronze na modalidade segurança do trabalho. "Subir naquele pódio fez valer a pena todo o esforço", conta. Já Janaína Moureira, 20 anos, que disputou a categoria jardinagem e paisagismo ao lado do colega Rafael Cardoso, de 19 anos, confessou que esperava o ouro, mas não está infeliz com o bronze. "Sei que dei o meu melhor. Não estou triste, estou muito feliz pela experiência", diz.


O gerente de formação profissional do SENAI DF Cláudio Tavares acompanhou as equipes e se diz satisfeito com o resultado. "O DF teve um desempenho bem superior a outros estados da federação que têm um campo industrial maior", explica, "Isso demonstra a qualidade da educação profissional daqui."

[SAIBAMAIS]