A Comissão de Educação e a Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso vão ouvir na quarta-feira (10) o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, que fará um balanço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (). O Pronatec começou a ser implementado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Por meio da Bolsa-Formação, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino de entidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat).
Dois tipos de curso são oferecidos: técnico, para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano; e de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.
O debate sobre o Pronatec integra um ciclo de palestras para discutir os desafios do Brasil na educação para os próximos anos. O evento está marcado para as 9 horas, no Plenário 10.