Ensino_EducacaoProfissional

Cursos na área de design têm 1,89 mil vagas pelo Sisutec

postado em 08/08/2013 15:13
Estudantes com interesse em quatro áreas de formação vinculadas a design ; design de calçados, interiores, joias e móveis ; encontram no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 1.890 vagas em 45 cursos técnicos. Todos os cursos de design têm duração de 800 horas e são gratuitos. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 12, pela internet.[SAIBAMAIS]

O currículo das quatro áreas de formação técnica contempla estudo da ética, raciocínio lógico e estético, empreendedorismo, normas técnicas e ambientais. No curso, o estudante vai desenvolver habilidades de criação, produção, conservação, gerenciamento e marketing.

Desenho, criação, pesquisa, definição de materiais, acompanhamento da produção são parte da formação do profissional do design de calçados. Elaboração e execução de projetos de interiores de residência, comércio, vitrines e exposições, planejamento e organização de espaços são atribuições do profissional de design de interiores.

A formação do técnico em design de joias é voltada para a criação de esboços e desenhos, conhecimento e práticas de técnicas de ourivesaria, lapidação de gemas e acompanhamento do processo de produção. O profissional do design de móveis receberá formação sobre esboços, perspectivas e desenho, pesquisa e definição de materiais, ferragens e acessórios.

As vagas para cursos técnicos em design contemplam unidades da Federação nas cinco regiões do país, principalmente no Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), e nos três estados do Sul. No Nordeste, apenas o Piauí tem vagas. No Norte, somente o Pará.

No mapa da distribuição de vagas, o curso de design de interiores aparece com 32 cursos e 1.405 vagas, em sete estados. Depois vem design de calçados, com cinco cursos e 200 vagas; design de joias, quatro cursos e 160 vagas, disponível apenas no Distrito Federal, e design de móveis, com quatro cursos e 125 vagas em Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

Inscrições
O Sisutec abriu 239,7 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. Os cursos serão ministrados em 586 instituições de ensino, públicas e particulares em todo o país. As aulas começam neste semestre. A relação de cursos e vagas, cidades e instituições de ensino, além das normas para a inscrição, está na página do Sisutec na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação