Ensino_EducacaoProfissional

82% das vagas do Sisutec são de instituições particulares

Gustavo Aguiar
postado em 09/08/2013 17:19

Das 239.792 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), 197.343 são de instituições privadas de ensino. Dessas, 169.128 oportunidades são de Instituições de Ensino Superior (IES), e estão distribuidas entre 175 unidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para utilizar sua estrutura disponibilizada nos cursos de graduação para a capacitação técnica.

Entre as instituições públicas que aderiram ao programa, 48 são institutos federais, 9 são escolas técnicas, 101 unidades de ensino são vinculadas ás universidades federais e 3 são escolas estaduais ou municipais. O sistema S participa com 201 unidades do Senai ou do Senac.

As vagas do Sisutec são para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2012. As inscrições podem ser feitas no site do programa até as 23h59 de segunda-feira (12). Do total de vagas, 85% delas serão ocupadas prioritariamente por quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas. Nas unidades federais, há também reserva de vagas para a população negra, parda e indígena.

De acordo com Marco Antônio de Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a vantagem dada aos ex-alunos de escolas públicas busca corrigir o contigente de candidatos do Enem 2012 que não foram classificados para o ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).

"Dos mais de 7 milhões que ficaram de fora nos processos de classificação para o ensino superior, 80% são de escolas públicas. Com o Sisutec, eles têm a condição de se capacitar e ingressar no mercado de trabalho em uma carreira estratégica para a economia do país", garante o especialista.

O maior número de vagas se concentra em São Paulo, com 76,6 mil vagas. O DF aparece em 5; lugar, atrás de Pernambuco, Minas Gerais e Paraná, com uma oferta de 8,2 mil vagas. No último balanço do MEC até o fechamento desta reportagem, o sistema já havia registrado a inscrição de mais de 217 mil candidatos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação