Ensino_EducacaoProfissional

Mais de mil jovens apresentam projetos em feira internacional no RS

Estudantes do ensino fundamental e médio de 27 países e de todos os estados brasileiras participam de feira de ciência e tecnologia aberta ao público

postado em 21/10/2013 14:57
Montagem dos estandes começou no domingo e o evento segue até a próxima sexta-feiraNovo Hamburgo ; Mais de mil jovens de 14 a 20 anos participam, a partir desta segunda-feira (21/10), da 28; Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento ocorre em Novo Hamburgo (RS). No domingo, os estudantes começaram a montagem dos estandes. Foram selecionados para esta edição 412 projetos, que receberam a certificação para a Mostratec por terem participado de uma das 98 feiras filiadas. Desses, 352 são de estudantes do ensino médio técnico e 60 dos de ensino fundamental.
[SAIBAMAIS]
Leo Weber, diretor executivo da Fundação Escola Técnica Liberato, realizadora do evento, explica que a Mostratec tem o objetivo de fortalecer a ciência jovem no Brasil. ;Queremos promover a ideia de que o acesso à ciência é direito do cidadão;, destaca. Weber acrescenta que usar o método científico como ferramenta pedagógica em sala de aula, além de contribuir para a disseminação da ciência ainda na juventude, incentiva o aluno a permanecer na escola.

A mostra incentiva a capacitação de estudantes no ensino técnico, que têm sido incentivado desde a criação do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). ;O técnico é um indivíduo que desenvolve atividades no setor produtivo que não tem substituto. Ele faz as coisas acontecerem;, diz Weber. O diretor afirma ainda que essa formação abre horizontes no mercado de trabalho e os profissionais qualificados conseguem alcançar postos gerenciais e de comando em geral. ;Quando se une a formação técnica à cientifica, o individuo passa a ser mais criativo e a ter novas perspectivas de crescimento social e profissional. É diferente do ensino tradicional, do giz e do quadro negro;, explica.

Diversas oportunidades

Paralelamente à Mostratec, que reúne projetos do ensino médio técnico, ocorre a Mostratec Júnior, com estudantes do ensino fundamental. Ocorrem ainda outros sete eventos, entre eles o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet) e o Festival Mostratec de Robótica.

Na quinta-feira (24) à noite será feito o anúncio dos participantes contemplados com bolsas integrais oferecidas por 12 universidades e instituições de pesquisa. A classificação geral será anunciada na sexta-feira (25) pela manhã. Os estudantes serão premiados em 13 categorias, cada uma do primeiro ao quarto lugar. Esses alunos serão credenciados para participar de pelo menos 30 feiras internacionais.

O coordenador-geral do evento, André Luís Viegas, comemora a ampliação do espaço destinado a estudantes do ensino fundamental ; a Mostratec Júnior ; e destaca a participação de todos os estados brasileiros e de quase todos os continentes ; apenas a Oceania não tem representantes na feira. Para ele, esse tipo de iniciativa ajuda a desmistificar a ciência. ;Quanto mais cedo as pessoas têm o contato com a ciência, mais cedo se despertam vocações;, explica.

Boas-vindas

Pela manhã, antes da abertura oficial do evento, os participantes da edição de 2013 receberam as boas-vindas e os estudantes que estiveram na 27; Mostratec receberam uma homenagem descontraída. Cinco projetos receberam certificados das mãos de jovens fantasiados de grandes cientistas e inventores, como Albert Eistein, Santos Dumont e Nikola Tesla.

Este ano, estudantes de 27 países participam da feira: Brasil, Índia, Argentina, Indonésia, Bolívia, Itália, Cazaquistão, México, Chile, Panamá, Colômbia, Paquistão, Costa Rica, Paraguai, Dinamarca, Peru, Egito Suíça, Equador, Tunísia, Espanha, Turcomenistão, Estados Unidos, Turquia, Holanda, Uruguai e Honduras. A mostra fica aberta à visitação das 14h às 21h, até a próxima quinta-feira e a entrada é gratuita.

Visite

28; Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec)

Onde: Centro de Eventos Fenac ; Novo Hamburgo (RS)
Quando: de segunda a quinta-feira (24/10), das 14h às 21h
Informações: www.mostratec.com.br
Entrada gratuita



*A jornalista viajou a convite da Fundação Liberato

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação