A presidenta Dilma Rousseff participa nesta manhã de mais uma formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em São Paulo, 3.800 alunos do programa recebem diplomas pela conclusão de seus cursos técnicos ou profissionalizantes.
O evento ocorre em um centro de exposições na Vila Guilherme, na capital paulista. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que já entregou simbolicamente na última terça-feira (25) a chave da cidade à Corte do Carnaval 2014, participa da cerimônia, juntamente com o ministro da Educação, José Henrique Paim.
Criado em 2011 para expandir a educação profissional e tecnológica no Brasil, o Pronatec visa a ofertar até o fim deste ano 8 milhões de vagas. De acordo com o Ministério da Educação, 5,8 milhões de adolescentes e jovens já foram beneficiados, sendo 870 mil no estado de São Paulo.
Segundo a pasta, os cursos técnicos com maior número de matrículas são de administração, comércio, eletroeletrônica, informática, logística, multimídia, publicidade, recursos humanos, redes de computadores e segurança do trabalho.
Os cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional visam a capacitar estudantes para os cargos de agente de inspeção de qualidade, almoxarife, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, costureiro, desenhista mecânico, eletricista, modelista e operador de computador.
Após o evento, Dilma embarca de volta a Brasília, com previsão de chegada às 13h30. Às 16h30, ela se reúne com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.