Ensino_EducacaoProfissional

Pronatec marca presença na Olimpíada do Conhecimento

postado em 08/09/2014 11:56

A Olimpíada do Conhecimento de 2014 reuniu, pela primeira vez, grande número de estudantes atendidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Eles representaram 82% dos competidores, de acordo com a organização do evento, que terminou no sábado, 6, em Belo Horizonte.

O Pronatec incentiva os estudantes a fazer planos. Há estudantes que começaram no programa e seguiram nos estudos. É o caso do técnico em enfermagem Túlio Filipe Pereira dos Anjos, 20 anos. Depois de fazer o curso técnico pelo Pronatec, ele cursa enfermagem com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). ;O que aprendi no Pronatec me estimulou a fazer uma graduação, a ir em busca de uma formação mais ampla;, disse Túlio. Ele admite que não foi fácil participar da Olimpíada do Conhecimento, mas que todo o esforço valeu a pena. ;Fiquei um ano em treinamento extracurricular de oito horas diárias, paralelamente ao curso técnico, para representar o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial] de Pernambuco na olimpíada;, disse.

Na visão do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, a olimpíada é fundamental para os alunos e também para as empresas. Ele ressalta, porém, que o objetivo principal do evento é mostrar a educação profissional como um caminho, com possibilidade de boa remuneração. ;O estudante pode ingressar no mercado de trabalho e também continuar a estudar;, disse Lucchesi. A formação técnica chega a 7% da população de 15 a 19 anos.

Competição ; Ao longo das competições, os estudantes executaram tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações de rotina de trabalho. O desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas de 58 ocupações técnicas ; 48 da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária.

Os estudantes que participam da olimpíada foram selecionados pelos próprios professores durante as aulas, de acordo com o desempenho. Eles passaram por treinamento específico para a competição e participaram de competições estaduais. A olimpíada recebe os melhores de cada unidade da Federação. O Pronatec é representado por delegações dos 26 estados e do Distrito Federal.

Dos 726 participantes, 597 passaram por cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou cursos técnicos de nível médio nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nas unidades do Senai e do Senac.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação