Ensino_EducacaoProfissional

DF conquista sete medalhas na Olimpíada do Conhecimento

Eventou se encerrou neste domingo. Delegação do Distrito Federal competiu em 22 categorias

postado em 08/09/2014 12:34
O Distrito Federal conquistou sete medalhas na Olimpíada do Conhecimento 2014, maior evento de educação profissional da América, realizada 3 a 6 de setembro em Belo Horizonte. O anúncio foi feito na noite deste domingo (7), na cerimônia de encerramento da competição. Foram três medalhas de ouro em instalação hidráulica e a gás, segurança no trabalho e enfermagem; três pratas em funilaria automotiva, construção em alvenaria e mecânica de automóveis; e um bronze em panificação. Além disso, nove jovens da capital federal receberam medalhas de excelência, condecoração concedida aos competidores que obtiveram aproveitamento acima de 85% nas provas.

Caroline Dias exibe bandeira do Distrito Federal no pódio da Olimpíada do Conhecimento"O DF foi representado em 22 ocupações profissionais na 8; Olimpíada do Conhecimento. Em 16 delas, alcançamos a excelência exigida em prazos e padrões internacionais. Isso comprova a qualidade do ensino técnico oferecido na capital federal. Ressalto, ainda, o bom desempenho dos alunos das ocupações voltadas para a Construção Civil, refletindo o investimento em infraestrutura e recursos humanos que o Senai-DF tem feito nos últimos anos em qualificar trabalhadores para o maior setor da indústria brasiliense", analisa o gerente de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Cláudio Tavares.

Nos quatro dias de torneio, os jovens tiveram que executar tarefas que simulam o dia a dia do trabalho. Para tanto, os eles receberam formação profissional de alto nível técnico, em mais de duas mil horas de treinamento prático e teórico. Desde março de 2013, quando aconteceram as seletivas para esta edição da Olimpíada, os alunos do Senai-DF se dedicaram mais de dez horas por dia, incluindo sábados e feriados, para representar a capital federal na competição.

Premiação

Neste ano, o DF obteve três medalhas inéditas, nunca antes conquistadas por estudantes brasilienses: instalação hidráulica e a gás; funilaria automotiva e panificação. Os jovens que subiram ao pódio foram Anderson Passinho (instalação hidráulica e a gás); Caroline Melo (segurança no trabalho); Renata Biserra (enfermagem); Silas Souza (funilaria automotiva); Robson Silva (construção em alvenaria); Fábio Moraes (mecânica de automóveis); e Edmeire Santos (panificação).

A alegria estava estampada no rosto de Anderson Passinho. O jovem foi o primeiro representante do DF em instalação hidráulica e a gás em uma edição da Olimpíada do Conhecimento e já fez história, conquistando a medalha de ouro na ocupação. Durante o torneio, ele teve que fazer a instalação de Sistema de Aquecimento, com água fria e quente, além da instalação de um esgoto e aparelhos sanitários. "Felicidade é pouco para o que eu estou sentindo. Mas acredito que o competidor ganha a competição nos treinos. Aqui, eu só pude executar aqui e colocar em prática todo o conhecimento que eu adquiri em Brasília", disse. Anderson chegou a trancar faculdade de engenharia civil para se dedicar à preparação do torneio.

Caroline Dias, medalhista de ouro em segurança no trabalho, teve uma prova dividida em quatro módulos. O primeiro avaliou a capacidade teórica dos alunos. Eles receberam uma situação problema e tiveram que propor as melhores soluções. Logo após, eles seguiram para a área de provas da ocupação de Marcenaria. No local, os competidores tiveram que realizar uma inspeção de segurança, coletar dados e fazer uma avaliação de riscos, como ruído, calor, iluminação, entre outros. O terceiro módulo constituiu em apresentar um relatório técnico mostrando os problemas encontrados e evidenciando as soluções legais e viáveis. Por fim, os estudantes fizeram uma apresentação técnica aos avaliadores.

Segundo o instrutor de segurança no trabalho, Eduardo Sampaio ; medalhista de prata da Olimpíada do Conhecimento de 2006 ; a prova executada pelos competidores da ocupação representa, na íntegra, o que o profissional fará no mercado de trabalho. ;Carol está pronta para despontar nas maiores e melhores indústrias da capital federal;, disse Eduardo. ;Foi muito difícil, a disputa foi muito acirrada. Por isso, eu estou muito feliz com essa medalha;, disse Caroline, ao descer do pódio.

Já Renata Biserra repetiu o feito de 2012, consagrando o DF bicampeão em enfermagem. A jovem é estudante do Senac-DF. Desde 2008, a competição passou a incluir também alunos de cursos oferecidos pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

[SAIBAMAIS]Durante as provas de enfermagem, um grupo de atores representaram agentes que fazem parte da rotina dos hospitais, como os pacientes, acompanhantes, familiares e até curiosos. As provas de enfermagem foram dividias em quatro ambientes: hospitalar, reabilitação, ambulatorial e domiciliar. "Eu vim aqui por uma paixão, a enfermagem. A medalha é uma consequência", diz a aluna. Ainda no processo de treinamento da competição, Renata dizia que entrou na Olimpíada do Conhecimento para ter o melhor aprendizado, sempre tendo em foco o paciente.

Nove estudantes do DF conquistaram medelhas de excelência: Cláudio Caetano (soldagem); David Melo (aplicação de revestimento cerâmico); Thiago Silva (eletrônica industrial); Edson Silva (eletricidade predial); Márcio Santos (eletricidade industrial); Joabson Crisostomo (marcenaria); Felipe Carvalho (administração de sistema rede); Tayná Soares (design gráfico); Gilmar de Alcântara (tecnologia da informação para deficientes visuais).

"Esses estudantes são os profissionais do futuro, os talentos que atenderão a indústria moderna, tecnológica e globalizada. É assim que se constrói uma indústria forte e um Brasil mais competitivo e com maiores índices de desenvolvimento", diz o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu. E acrescentou: "Parabéns aos 27 alunos que compuseram nossa delegação. Sei que cada um deu o seu melhor. Mesmo que alguns, aqui, não tenham conquistado medalhas, eles conquistaram o melhor para suas vidas: uma profissão", encerra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação