A troca de experiências e conhecimentos sobre educação profissional entre o Brasil e os países africanos pautou o debate, na tarde de quinta-feira, 13, do Programa de Conferências da WorldSkills 2015, na conferência Brasil-África.
A proposta da conferência é ajudar os países africanos a colher os benefícios do crescimento econômico, reduzir o desemprego e a pobreza e aumentar a base de consumidores, de forma a proporcionar o crescimento. Tudo isso, a partir do aprimoramento das políticas direcionadas a instituições que ofereçam ensino técnico e treinamento profissional no continente.
Representante do governo brasileiro no encontro, o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Marcelo Feres, apresentou o sistema de educação profissional no Brasil, a Rede Federal de Educação Profissional, científica e Tecnológica e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Feres acredita que as experiências, tanto no Brasil quanto na África, mostram desafios em comum a serem superados e que programas desenvolvidos no Brasil possam servir como modelo para os africanos. ;Certamente, essa proximidade vai permitir que possamos compartilhar tanto as dificuldades quanto os êxitos;, disse. ;As experiências recentes do Brasil com a educação profissional, especialmente o Pronatec, podem ser avaliadas para ser aplicadas no continente africano.;
O debate também contou com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Banco Mundial, da Agência Brasileira de Cooperação e do governo da República de Ruanda, nação da África centro-oriental.
O Programa de Conferências da WorldSkills é realizado, simultaneamente às competições, durante todos os dias do evento. Os debates reúnem líderes governamentais, representantes de indústrias globais e legisladores em trocas de experiências para a resolução de problemas de qualificação profissional.
Nesta sexta-feira, 14, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, é o anfitrião na Conferência Internacional para Ministros ; Século 21: Iniciativas para Promover o Ensino Técnico Vocacional. Serão apresentadas experiências do Brasil e de países como Coreia do Sul, Rússia, Alemanha, Holanda e Colômbia com o propósito de facilitar o diálogo global sobre reposicionamento das instituições de ensino técnico e tecnológico no contexto da educação.