Ensino_EducacaoProfissional

Encontro reúne jovens para discutir e promover acessibilidade

Participantes, que têm de 18 a 29 anos, ganharão certificado de agentes de promoção da acessibilidade.

postado em 24/08/2015 19:21
O 2; Encontro Brasileiro de Juventude pela Acessibilidade (2; JUVA) ocorre de 26 a 29 de agosto, no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

O evento é promovido pela Organização Não-Governamental (ONG) Escola de Gente, fundada pela jornalista Claudia Werneck, e tem como tema ;Políticas inclusivas: Juventude, participação e acessibilidade;. A programação é composta por debates, oficinas e dinâmicas. Mais de mil livros produzidos pela Escola de Gente em parceria com a WVA Editora, incubadora da organização e especialista em publicações acessíveis, serão distribuídos.

O 2; JUVA oferece uma gama ampla de recursos de acessibilidade, como estenotipia, materiais didáticos em meio digital, braile, formato daisy, libras e audiodescrição por 24 horas. Entre os 50 jovens participantes, na faixa etária de 18 a 29 anos, pelo menos 20% têm alguma deficiência sensorial, física ou intelectual.

O objetivo do evento é formar agentes de promoção da acessibilidade, pessoas preparadas para perceber formas sutis de descriminação no cotidiano e nas políticas e buscar revertê-las. A participação no JUVA também confere aos jovens conhecimento de Libras, audiodescrição, legislação inclusiva e conhecimento de terminologia adequada sobre o tema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação