Ensino_EducacaoProfissional

Professor do IFS desenvolve pesquisa para reduzir risco de inundações

A ideia é utilizar a instalação de telhados verdes (também conhecidos como teto jardim) em diferentes edificações para reduzir o volume de água jogado na rede de drenagem urbana

postado em 30/12/2015 15:12

Professor Zacarias, a esquerda, e o aluno Carlos Gomes, a direita Estudo realizado por professor do Instituto Federal de Sergipe ; Campus Aracaju, Zacarias Caetano, mostra que a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes (também chamado de teto jardim) em diferentes edificações reduz o risco de inundações, pois diminui o volume de água jogado no sistema de drenagem urbano.

Os resultados da pesquisa revelam que existe uma redução do volume de água jogado na rede de drenagem quando se utiliza o telhado verde; entretanto , para que essa redução seja significativa, deve-se utilizar esses telhados em larga escala, como por exemplo em edificações públicas ; com grandes áreas de cobertura ; para se ter uma redução das enchentes urbanas.

20151210 185351O estudo foi apresentado pelo professor Zacarias Caetano durante o 2; Congresso Internacional ;Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais;, ocorrido nesse mês de dezembro em Aracaju, e conquistou o segundo lugar na categoria Sustentabilidade Ambiental, concorrendo com outros 115 trabalhos.

O aluno do 4; período do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Sergipe ; Campus Aracaju, Carlos Gomes da Silva Júnior, e a aluna da Universidade Federal de Campina Grande, Silvana Nóbrega, também participaram da pesquisa. O trabalho simulou a substituição dos telhados convencionais por telhados verdes, e estimou o volume de água escoado para as áreas de drenagem nos dois tipos de telhados.

Scan0013;Cada participante deu a sua parcela de contribuição, coletando dados, realizando as simulações e escrevendo o artigo;, explica Zacarias Caetano, que é professor das disciplinas Projeto de Instalações Hidro Sanitárias e Práticas de Instalações Hidro Sanitárias do Curso Técnico em Edificações, e ainda ministra aulas de Desenho de Projeto de Instalações Hidro Sanitária no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O Congresso Internacional ;Gestão da Água e Monitoramento Ambiental: desafios e soluções locais e nacionais; foi promovido pela Rede de Abastecimento e Saneamento de Água ; Resag/ Rede Metrológica do Estado de São Paulo ; Remesp.

Fonte: Portal IFS

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação