A Universidade de Ciências Aplicadas Hamk, da Finlândia, vai adotar projeto de podcast do professor brasileiro Damione Damito Sanches, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O projeto, Podcast Papo de Professor, será usado em programas de capacitação da instituição europeia.
No podcast, Damione discute com professores e pesquisadores temas relacionados à educação profissional. Para ele, a vantagem dessa mídia é a flexibilidade e o alcance. Em pouco mais de nove meses no ar, são 22 programas produzidos, metade deles na Finlândia, quando o professor participava de capacitação do programa Professores para o Futuro, em 2015. Além de oferecer o conteúdo de forma gratuita, o Papo de Professor será usado como material didático em novas turmas do programa, na Hamk.
;O alcance geográfico não tem limites, uma vez que o conteúdo está na internet, e o custo de produção é muito baixo;, diz o professor. Ao assinar o podcast, o usuário recebe informações sobre cada programa disponível. ;O próprio usuário seleciona o tema de seu interesse e define horário e local de acesso ao conteúdo;, afirma. ;O acesso é possível no deslocamento para o trabalho ou em uma viagem, por exemplo; é muito prático e dinâmico.;
O projeto surgiu durante aula sobre novas mídias na educação eletrônica e educação a distância. ;A proposta era criar uma ferramenta para contribuir no processo de formação continuada do docente; diz Damione. ;Então, veio a ideia do podcast, uma mídia da qual eu já era usuário e que tem grande potencial de uso na educação.;
Para o coordenador do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Paulo Henrique de Azevedo Leão, o projeto de Damione é um exemplo de ação de inovação interna. ;Estamos colhendo bons frutos no programa de capacitação em parceria com os finlandeses;, afirma.
;Nossos professores estão aprendendo a cultura da inovação externa, quando desenvolvem alguma tecnologia para o setor produtivo, e a interna, como é o exemplo do trabalho do professor Damione, uma ação com aplicação em sua instituição.;
Tais iniciativas, segundo o coordenador, têm reflexos diretamente na ampliação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Programa ; Realizado pela Setec, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o programa Professores para o Futuro promove capacitação de docentes dos institutos federais, nas universidades de ciências aplicadas da Finlândia, em atividades de pesquisa aplicada, inovação pedagógica e educação profissional. Já participaram da capacitação, em duas turmas, 62 professores, em 2014 e 2015. O resultado do processo de seleção para a terceira turma deve ser divulgado no dia 24 próximo. Os novos selecionados devem iniciar as atividades em março.
O está disponível na internet para assinatura.