Ensino_EducacaoProfissional

Campus de instituto atenderá a 1,2 mil estudantes maranhenses

postado em 23/08/2016 17:40

Com capacidade para atender a até 1,2 mil estudantes, em três turnos, com um total de 70 professores e 45 técnicos administrativos, foi inaugurado na sexta-feira, 19, o campus Grajaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

O Ministério da Educação investiu R$ 8,5 milhões na obra, entregue oficialmente à comunidade de Grajaú, município de 67,6 mil habitantes, no centro-sul do estado.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, foi representado na solenidade pelo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcos Viegas. Ele destacou que a entrega da unidade de Grajaú revela o esforço para o desenvolvimento da educação profissional em todo o território. ;Esse é o compromisso do Ministério da Educação, o de levar oportunidade para jovens e trabalhadores de todo o Brasil;, disse. Também estiveram presentes o reitor do IFMA, Francisco Roberto Brandão Ferreira, e o vice-governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Júnior.

Oferta

Os primeiros alunos regulares ingressaram este mês. Nessa primeira fase, foram ofertadas vagas para os cursos técnicos subsequentes ; para quem já concluiu o ensino fundamental e tenha concluído ou esteja cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio ; de agronegócio, administração e informática.

O campus foi planejado para atender a uma demanda de mais de 150 mil habitantes ; além de Grajaú, dos municípios circunvizinhos de Amarante do Maranhão, Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Lajeado Novo e Jenipapo dos Vieiras.

Com a entrega da nova unidade, o IFMA totaliza 26 campi, dois deles em fase de implantação. A instituição ainda conta com três núcleos avançados, três campi avançados e um centro de vocação tecnológica, esse também em fase de implantação.

O campus Grajaú do IFMA recebeu autorização de funcionamento em portaria de outubro de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação