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Ministério da Educação assina ordem de serviço de R$ 6,5 milhões para obras

postado em 29/11/2016 19:27

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou, neste sábado, 26, as ordens de serviço para a realização de obras de acessibilidade nos campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Belo Jardim e Caruaru, onde também será construída uma biblioteca. A cerimônia realizada na unidade de Belo Jardim do IFPE, oficializou o investimento de R$ 6.511.644,65 que beneficiarão cerca de dois mil alunos, além de professores, técnicos administrativos e demais funcionários.

Para Mendonça é preciso fazer uma aplicação mais racional dos recursos para educação para garantir um investimento eficaz. ;Nosso objetivo é atender as escolas do Brasil. As obras estão sendo retomadas e em todos os institutos federais pelo Brasil que tem obras em andamento a gente procurado continuar o atendimento para que essas obras possam avançar;, concluiu o ministro.

Em Belo Jardim, a ordem de serviço prevê a realização de obras de acessibilidade, a fim de adequar e adaptar o ambiente físico do campus que tem 21.684,53 m; de área construída, modernizando uma instituição com mais de 58 anos de existência. A liberação orçamentária será de R$ 2.725.563,54 para a 1; fase das obras, que beneficiarão mais de mil alunos.

Segundo o diretor-geral do Campus Belo Jardim, Francisco das Chagas Lino Lopes, a unidade vem enfrentando problemas pela falta de acessibilidade desde 2012, quando assumiu ele o campus, e que o pleito para regularizar vai impactar na vida de estudantes, docentes e funcionário. ;As vezes as pessoas pensam que acessibilidade é só construir a rampa, mas é receber quem precisa;, afirmou.

Já a ordem de serviço para o campus de Caruaru prevê a realização de obras de acessibilidade que vão beneficiar membros da comunidade acadêmica com dificuldades de locomoção e deficiência visual. Cerca de mil pessoas circulam pelo local todos os dias, incluindo 900 alunos, 70 docentes e 60 técnicos. Serão liberados R$ 976.854,60 para obras e serviços, totalizando 1.904 m;, para a adequação, adaptação de ambiente físico visando a implantação da acessibilidade do campus, prevista na Lei Federal n; 10.098/00 e norma da ABNT NBR 9050:2004.

Também no campus Caruaru, será construída a primeira biblioteca, desde a sua inauguração, há quase sete anos. O campus foi construído em 2010, porém, apenas a sua primeira etapa foi concluída, deixando de lado equipamentos importantes para o aprendizado dos estudantes.

Atualmente, a biblioteca funciona em uma sala improvisada, com cerca de 120m;, o novo equipamento vai contar com 883 m;, e serão liberados, ao todo, para a obra, R$ 2.808.226,51.

Durante a cerimônia, o ministro destacou os esforços que a gestão do Ministério da Educação vem fazendo para garantir os investimentos em educação. ;A administração pública tem que ter como propósito atender a população, especialmente crianças e jovens no campo educacional, e precisa atuar para que estes serviços sejam prestados e oferecer educação pública de qualidade;, disse.

Para a reitora do IFPE, Anália Keila Rodrigues Ribeiro, as obras de acessibilidade e da biblioteca marcam um novo ciclo para instituição. ;Elas reforçam nosso compromisso com nossos estudantes do interior do estado: a acessibilidade diz as pessoas com deficiência elas são bem vindas a nossa casa e tenham um acolhimento carinhoso e eficaz; a biblioteca ressalta nosso papel de construção do conhecimento;, explicou a reitora.

Reunião com estudantes

Ainda em Belo Jardim, o ministro se reuniu com uma comitiva de estudantes do IFPE para discutir o novo ensino médio, valorização da educação técnica e profissional e o Enem. Questionado sobre as mudanças provocadas pela medida provisória, Mendonça destacou a importância do protagonismo do jovem na sua vida escolar. ;Eu não quero acabar com nenhuma disciplina, eu quero que todos os jovens tenham acesso ao essencial, que será definido pela base nacional comum curricular, e que eles possam se aprofundar naquilo que lhes interesse;, disse. ;O jovem tem o direito e a liberdade de decidir o que eles querem fazer;.

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