Como forma de incentivar o uso de energias limpas, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promove na primeira quinzena de maio um curso sobre a produção de biogás para técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um dos caminhos para a geração deste gás ; proveniente da decomposição de matéria orgânica e passível de se transformar em energia elétrica ; é o tratamento do esgoto sanitário.
O curso terá 40 horas de duração, dividido em cinco módulos. ;Queremos motivar, mostrando a importância desses técnicos no tratamento do esgoto e água e como isso pode ser reaproveitado para geração de gás e de energia;, disse o pró-reitor de pesquisa do IFMG, Neimar Freitas, que tem a expectativa de que outra turma seja aberta ainda neste semestre. ;Queremos ampliar a parceria com a Copasa para outras formações, podendo evoluir para o campo de desenvolvimento de pesquisas.;
Outros institutos federais vão oferecer capacitações semelhantes a técnicos de companhias de saneamento brasileiras. Os cursos decorrem de uma qualificação promovida pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), que mantém parceria com o Brasil. A Alemanha é um dos países pioneiros no uso de energia limpa. ;O IFMG trata da produção de biogás em vários cursos, mas um curso específico sobre o tema é algo que podemos desenvolver no futuro como desdobramento destas parcerias;, completou Neimar Freitas.
Portal MEC