Cinco adolescentes da Unidade de Internação do Recanto das Emas passaram no processo seletivo da Escola Técnica de Brasília, .
Os cursos de telecomunicações, eletrônica e informática terão início em 31 de julho, e, para assistirem às aulas, os jovens precisam de autorização da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios.
Uma parceria entre a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude ; responsável pelo sistema socioeducativo do DF ; e a Escola Técnica de Brasília permitiu que 32 jovens fizessem a prova dentro da unidade do Recanto das Emas.
De acordo com a diretora da unidade de internação, Carolina Plentz de Andrade, houve uma ação conjunta de psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e professores na preparação para a prova. ;O ponto mais importante desse processo, contudo, é o esforço desses jovens que mostraram interesse para a oportunidade de seguir uma carreira.;
Os jovens tiveram o apoio dos professores da Secretaria de Educação que dão aulas regulares dentro da unidade. Eles fizeram simulados, exercícios e aulas de reforço com foco no conteúdo exigido no edital da prova.
Para o secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, o resultado só foi possível graças a esse esforço coletivo. ;É o nosso papel, oferecer possibilidades para que esses jovens possam construir uma nova perspectiva para o futuro;, afirma.
O número de aprovados na seleção ainda pode aumentar, pois a Escola Técnica de Brasília costuma fazer segunda chamada para atingir a quantidade de candidatos por vaga.