Ensino_EducacaoProfissional

Vencedor do Prêmio Itaú-Unicef estimula cidadania com cultura e esporte

Projeto de Criciúma (SC) atende crianças e adolescentes no contraturno escolar e ajuda a mudar a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade

Ana Paula Lisboa
postado em 13/12/2017 13:09

Se quando ouve a palavra ;Criciúma;, você só se lembra do time de futebol, saiba que esse é também o nome de uma cidade com cerca de 200 mil habitantes em Santa Catarina. É lá a sede do projeto Cultura, esporte e cidadania, vencedor de grande porte do Prêmio Itaú-Unicef. A ação é resultado da parceria entre as associação Bairro da Juventude e a Escola Municipal de Educação Básica e Ensino Fundamental Padre Paulo Petruzzellis. Ao todo, 565 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da região participam de atividades no contraturno escolar.

Contudo, o escopo de atuação do Bairro da Juventude vai além da escola Padre Paulo Petruzzellis: a associação atende 1,5 mil estudantes, de três meses a 18 anos. Todas as atividades, sejam esportivas, sejam culturais (principalmente, musicais), almejam o exercício da cidadania, estimulando a identificação de problemas na comunidade, o protagonismo e a intervenção no contexto social. No projeto, os beneficiados participam da tomada de decisões e avaliam os rumos da iniciativa em conjunto com os adultos.


Além de oficinas, são oferecidos seis cursos profissionalizantes em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). ;Eu devo ser honesta e dizer que ainda estou em fase de passar a acreditar que ganhamos esse prêmio. Já participamos de outras edições e vencemos fases regionais, mas, de forma nacional, é a primeira vez. É uma sensação maravilhosa;, comemora Sílvia Regina Luciano Zanette, diretora executiva do Bairro da Juventude. Além da quantia em dinheiro, R$ 200 mil, que devem ser divididos entre a escola e a organização da sociedade civil, o concurso de projetos de educação integral ajudará a iniciativa a ir mais longe.;A gente acredita muito na visibilidade e no aprendizado que esse prêmio traz, nos faz descobrir fraquezas e o que podemos melhorar.; Apesar de ressaltar que a equipe da parceria é muito motivada e tem brilho no olho, Sílvia diz que oportunidades de capacitação que virão a partir disso são muito bem-vindas. ;Isso faz com que a gente tenha ainda mais consciência e responsabilidade, entendendo que esse trabalho é para a melhoria da vida das crianças;, conclui.

A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina (de branco), durante a premiação

Oficinas de música é um dos carros-chefe do projeto

* A jornalista viajou a convite da Fundação Itaú Social

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação