Ensino_EducacaoProfissional

Secriança publica chamada do Programa Brasília + Jovem Candango

Candidatos devem ter entre 14 e 18 anos. A regra não vale para pessoas com deficiência que, neste caso, precisa ter a partir de 14 anos sem limite de idade

Eu, Estudante
postado em 02/04/2018 14:54
As inscrições para o processo seletivo do Programa Brasília %2b Jovem Candango da Secretaria de Políticas Públicas para crianças, adolescentes e Juventude começam a partir desta segunda-feira (2) e poderão ser feitas até 11 de abril. Interessados em participar devem ter entre 14 e 18 anos, exceto para pessoa com deficiência que precisa ter a partir de 14 anos sem idade de limite. É necessário estar cursando regularmente o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública de ensino do DF, ou instituição privada na condição de bolsista, além pertencer a família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos.

Outro pré-requisito é estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais (CADúnico), salvo em caso do não preenchimento das vagas estabelecidas por lei. Entre os critérios de seleção estão as questões como idade versus série escolar, renda familiar e pontuação social, baseada em quesitos como ser participante do CADúnico, de Programas Governamentais de Erradicação do Trabalho Infantil, ser familiar em primeiro grau de vítimas/presos encaminhados pela Funap-DF, famílias que pertenciam ao Lixão da Estrutural, residentes do Paranoá Parque em situação de vulnerabilidade comprovada ou jovem oriundo de família acompanhada a mais de um ano pelo Conselho Tutelar. Selecionados serão cotratados e farão o curso técnico de auxiliar de escritório. Será celebrado com o jovem, um contrato de aprendizagem, com prazo de dezesseis meses de duração, com carga horária semanal de 20 horas, totalizando 1.280 horas, divididas entre atividades práticas e teóricas.

Os contratados terão direito a 2/3 do salário mínimo (cerca de R$ 636), vale-alimentação de R$ 220, vale-transporte, 13; salário, indenização de Férias e abono (o contrato não terá interrupção para o gozo das férias), seguro de vida, uniforme e crachá. Os jovens que não forem selecionados dentro das 1.400 vagas oferecidas farão parte de um banco de vagas da instituição, podendo ser convocados quando houver a disponibilidade de novas vagas. Do total de oportunidades oferecidas, 65% são destinadas a jovens que atendam aos critérios de seleção exigidos; 15% são para jovens em cumprimento de medida socioeducativa; 5% para jovens em situação abrigacional/acolhimento; 5% para jovens atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim do DF; 5% para jovens residentes em área rural do DF, no mínimo, há cinco anos; e 5% para pessoas com deficiência, a partir dos 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação