Ensino_EducacaoProfissional

Oportunidade de formação técnica para estudantes do ensino médio

Guará ganha a nova sede do Centro de Educação Profissional Articulado (Cepag), oferecendo cursos técnicos de enfermagem e computação gráfica

Gabriela Andrade*
postado em 21/05/2018 11:52
Trabalhar de forma articulada com escolas do ensino médio e capacitar estudantes para o mercado de trabalho é um dos objetivos do Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (Cepag) Professora Teresa Ondina Maltese. O nome é uma homenagem a docente de língua portuguesa, pioneira na educação básica da região. Inaugurado recentemente em 4 de maio pelo Ministério da Educação (MEC), o Cepag está em funcionamento desde agosto de 2017 e oferece cursos técnicos gratuitos de enfermagem e computação gráfica.

Além dessas formações, a instituição oferece também cursos de produção de moda e enfermagem pelo Mediotec, formação técnica voltada para alunos regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas estaduais e distrital de educação. ;Uma vez por mês há um encontro entre professores e coordenadores de escola de origem dos alunos, justamente para sabermos se o estudante está com um bom desempenho nas disciplinas. Assim, tentamos encontrar um suporte tanto da escola quanto do Cepag para ajudá-lo;, afirma Verônica Portacio, diretora da unidade do Guará.

Estudioso, Fernando Brito cursa técnico em enfermagem no CepagFernando Brito, 18 anos, está cursando o 1; ano no Centro de Ensino Médio 2 do Guará e, no outro turno, faz o curso técnico em enfermagem no Cepag. ;Comecei no primeiro semestre deste ano e o modelo da capacitação é muito interessante, pois a gente estuda os três anos do ensino médio junto ao técnico. Com isso, tem-se mais oportunidades de acesso a concursos públicos e à vagas de emprego;, destaca ele, que tem uma meta de ingressar no ensino superior. O jovem também faz cursinho cursinho pré-vestibular pela manhã. À tarde, ele assiste ás aulas do curso técnico e, à noite, frequenta à escola.

O Cepag busca acompanhar estudantes por meio do compartilhamento de ações pedagógicas. ;Estamos sempre em contato com a escola dos alunos. Há sempre a preocupação com a capacitação deles na escola de origem com os cursos ofertados aqui no Cepag;, a diretora explica.

Para o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o Cepag traz uma proposta inovadora voltada para a formação integral do estudante. ;Isso amplia as oportunidades de inserção na vida social de forma produtiva. Assim, o aluno do ensino médio cursa as matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na escola e no Cepag terá a liberdade de fazer o próprio itinerário formativo na área de interesse;, pontua. De acordo com o secretário, a proposta é relevante, uma vez que é uma educação articulada. ;Com isso, é promovida um ensino emancipatório e empreendedor, redimensionando o currículo, as competências, o ensino e aprendizagem;, ele disse.

Unidade do Cepag no GuaráAlém dos cursos técnicos ofertados, estudantes a partir do ensino fundamental participam do projeto de robótica e podem ser matriculados a qualquer tempo. De acordo com a diretora, a intenção é prepará-los para desenvolverem equipamentos que possam ser úteis para as pessoas no dia a dia. ;Dentro desse programa, eles poderão participar de outras atividades fora, tais como encontros de robótica;, complementa.

No total, a obra custou R$ 12,4 milhões, sendo que R$ 7,4 milhões veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC. A construção do Cepag ocorreu por meio de um convênio em 2011, formalizado entre o FNDE e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Há ainda a previsão de instalação de outros três centros de educação profissional nas regiões administrativas de Brazlândia, Santa Maria e Paranoá.

Cursos rápidos
Aqueles que concluíram o ensino fundamental, podem fazer os cursos rápidos da FIC (Formação Inicial e Continuada) com inscrições até sexta-feira (25) ou enquanto houver vagas disponíveis. Toda a comunidade pode se inscrever nas capacitações ofertadas para as modalidades de costura ; máquina reta e overlock (25 vagas), assistente administrativo (35), jardinagem (20), desenho de moda (25) e recepcionista para serviço de saúde (30). Para se inscrever é necessário comparecer no endereço: Entrequadras 17/19, lote A, Guará II com os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência.

De acordo com a diretora Verônica Portacio, interessados em cursar computação gráfica, enfermagem e produção de moda devem esperar a publicação do próximo edital, prevista para janeiro de 2019.


*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação