Ensino_EducacaoProfissional

Olimpíada do Conhecimento apresenta tecnologias para o futuro

Com entrada gratuita, o evento promovido pelo Senai e Sesi, tem por objetivo apresentar tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro

postado em 05/07/2018 18:58
Darcianne Diogo*
[FOTO1189706]
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a Olimpíada do Conhecimento 2018 (OC2018) convida o público para desfrutar uma verdadeira aventura no mundo da tecnologia. Iniciado hoje (5), o evento que ocorre no Centro de Internacional de Convenções do Brasil (CICB) vai até 8 de julho. O objetivo é apresentar as tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro. A entrada é gratuita.
Segundo o especialista de desenvolvimento industrial do Departamento Nacional do Senai, Wilker Sampaio, a expectativa é de que 40 mil pessoas passem pelo local até domingo. Ele explica que uma das finalidades do evento é despertar a curiosidade dos estudantes para o ensino técnico. A professora de educação física do Centro de Ensino Fundamental 2 da 107 Sul, levou os 37 alunos do 6; e 7; anos. Ela relata que essa foi uma oportunidade de mostrar aos alunos como funciona a alta tecnologia. ;Como a escola não teve logística para ir ao Campus Party 2018, vejo nisso uma forma de compensação e de os alunos terem acesso à ciência, tecnologia e informação;, diz.
A OC2018 tem dois ambientes: a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Na Cidade Inteligente, os visitantes terão contato com tecnologias avançadas. Ao todo são oito stands disponíveis: centro de saúde, restaurante, horta, casa inteligente, espaço da moda, indústrias, espaço gourmet e museu. Já na Escola do Futuro, os participantes poderão conferir as atividades desenvolvidas pelos 63 alunos do Senai e Sesi. A coordenadora do espaço Escola do Futuro, Germana Zapata, explica que essa é uma chance em que os alunos têm de aprender. ;Isso é para mostrar ao público as atividades que são desenvolvidas, com foco em inovação e empreendedorismo;, destaca.

Indústria 4.0 e Espaço da Moda
Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do Senai, a Indústria 4.0, que está ligada ao stand Espaço da Moda, permite que os participantes criem roupas fitness por meio de equipamentos como o espelho virtual (aparelho que faz a medição do corpo), calandra (equipamento usado para transferência da modelagem do papel para tecido), impressora e máquina de dobradura.
A Olimpíada do Conhecimento vai até 8 de julho
O primeiro passo é tirar as medidas do corpo no espelho virtual. Ao mesmo tempo, o visitante poderá escolher a peça e estampa desejada.Após esse processo, o modelo da roupa é enviado para a calandra para a transferência da modelagem do papel em tecido. Em seguida, a roupa é encaminhada para a máquina de dobradura, e por fim, para a costureira, para os ajustes finais.
Todo processo de produção dura 25 minutos. ;Um dos objetivos da Indústria 4.0 é trazer o conceito da relação do consumidor com o produto;, explica o coordenador técnico do Senai e representante do stand da Indústria 4.0, Celso Pinto Soares. Por conta da alta demanda de pessoas interessadas em customizar e adquirir as peças, o representante do stand faz um sorteio de hora em hora para premiar o vencedor que levará roupa. Para isso, é necessário que o visitante passe pelo espaço e assine o nome.
Centro de saúde
Com equipamentos de última geração, o stand Centro de saúde disponibiliza aos participantes, consultas e atendimentos por meio de robôs. É o caso do ToLife, um equipamento por meio do qual o visitante faz a queixa e o sistema faz uma série de perguntas e dá o diagnóstico em um minuto. A representante do stand e especialista em desenvolvimento industrial, Viviane Macedo, explica que o espaço foi pensado na questão da promoção e prevenção de saúde. ;Trouxemos o que tem de mais tecnológico na área da saúde, pensando na agilidade de atendimentos;, diz ela.
Outra novidade é o robô Da Vinci. Presente em todo o Brasil e recentemente em Brasília, no Hospital Santa Luzia, com a presença de um cirurgião, o aparelho é capaz de realizar cirurgias na área do abdômen e tórax. Quando feito a operação por meio do robô, as vantagens são: menor dor no pós-operatório; diminuição de analgésicos; e menos infecção.

Escola do Futuro
O espaço Escola do Futuro mostra o trabalho desenvolvido pelos estudantes do Senai e Sesi. São dois ambientes: Grand Pix e Espaço Maker. No Grand Pix, 48 alunos recebem desafios de representantes de empresas, o qual precisam apresentar um modelo de negócio. O processo é baseado em pequisas e orientação dos professores. Os estudantes são divididos em um grupo de seis pessoas. Ao todo são oito equipes.
A aluna do curso técnico de alimentos do Senai, Lorrany da Silva Pereira, 18 anos, veio do estado de Piauí para participar do Grand Pix. Ela conta que o curso tem ajudado a pensar em ideias para os negócios. ;Nossos desafios envolvem assuntos que eu tenho facilidade em trabalhar, como a questão de gestão de pessoas e empreendedorismo;, explica.
No stand Indústria 4.0 e Espaço da Moda, os visitantes podem customizar peças de roupas por meio de máquinas
No Espaço Maker é possível ver os protótipos produzidos pelos alunos. Esse é o caso do jogo de fliperama criado pelos estudantes do Ensino Médio Guilherme Molina, 16 anos, e Amanda Rozan, 16. Com a utilização de vinil, madeira e placa de computador, eles criaram o jogo, que está disponível para o público. Os alunos confirmam que é uma ótima experiência e que se identificam com o assunto. ;Alguns projetos desenvolvemos por hobby e outros por educação;, diz Amanda.
O evento também contará com palestras sobre temas como: a indústria do entretenimento; motivação e diversificação de atuações na vida profissional; a educação do futuro; a indústria da gastronomia entre outros temas. Os palestrantes são: os chefes de cozinha Henrique Fogaça, Claudio Troisgrois, Andre Mifano e Felipe Bronze; ator e humorista Rafael Cortez; o historiador Leandro Karnal; os estilistas Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lino Villaventurai; o youtuber Iberê Thenório; o jornalista Marcelo Tas; o filósofo Luiz Felipe Pondé; o comediante Murilo Gun e o youtuber Eduardo Faria. Todo o evento, inclusive as palestras está sendo transmitido ao vivo pelo site.
Outras atrações
Simulador de Fórmula 1: O equipamento está no espaço Cidade Inteligente e oferece aos visitantes uma verdadeira aventura. Os participantes têm direito de se divertir por dois minutos.
Durante o evento, alunos do Senai e Sesi desenvolvem ideias inovadoras para empresas
Construção civil: O stand é uma oportunidade para arquitetos e engenheiros. Por meio de um simulador 3D, os visitantes podem vivenciar a experiência de observar o apartamento em fase de projeto. O programa também é capaz de modelar edificações, estruturas e instalações. O simulador está localizado na Cidade Inteligente

Não perca
Olimpíada do Conhecimento
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) - SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 ; Asa Sul Hora: 9h ás 18h

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação