Ensino_EducacaoProfissional

Projeto de escola pública aberto à comunidade promove profissionalização

Professor aproveita a pausa no calendário escolar para oferecer iniciativas profissionalizantes. Cursos, palestras e encontros são gratuitos

postado em 21/07/2018 07:00
O educador Virgínio Beltrami (ao centro, de camiseta preta) com estudantes do projeto Talento Cesas: oportunidade na carreira

O período de férias costuma ser, para muitos, o momento ideal para descansar e dar um tempo dos estudos. Outros, no entanto, aproveitam a pausa no calendário regular das escolas para investir no futuro. Com isso em mente, o professor Virgínio Beltrami, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul (Ceja Cesas) desenvolveu o projeto Talento Cesas. Graças à iniciativa, 150 estudantes participam de cursos profissionalizantes, técnicos, palestras e encontros de orientação profissional. Todos são gratuitos. A empreitada surgiu há cerca quatro anos.

Com duração que varia de dois a quatro meses, as iniciativas fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do MedioTec ; extensão do Pronatec destinada a estudantes regulares do ensino médio da rede pública. As aulas têm foco na educação profissional e na educação complementar e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As modalidades de formação vão desde operador de computador e cuidador infantil a massagista e jardineiro.

Virgínio conta que, durante muitos anos, se dedicou a pesquisas sobre planejamento profissional e de carreira. A teoria se transformou em prática no espaço de uma das duas escolas dedicadas exclusivamente ao ensino de jovens e adultos ; a outra é o Centro Educacional 2 de Taguatinga (CEd 2). ;A escola de jovens e adultos é a última fronteira institucional da educação. No caso da Cesas, ela atende alunos do DF e do Entorno. A proposta surgiu de laboratórios de inclusão sócio produtiva e trabalho na Universidade de Brasília (UnB);, explica.

Ele acrescenta que, mesmo com a existência do Pronatec, o projeto só se tornou realidade com o apoio de voluntários, como alunos de instituições de ensino superior. A intenção, agora, é oferecer, no próximo semestre, cursos de eventos, teatro e circo para alunos do ensino médio. ;A educação continuada é uma formação que prepara o estudante para a vida e para contribuir com a sociedade;, ressalta o coordenador.

Crescimento


Professora do curso de formação de cozinheiros, Denise da Mata ministra aulas com foco no desenvolvimento social e sustentável e na responsabilidade socioambiental. Ela conta que o processo seletivo dos professores é enxuto, porém, rigoroso. ;Sou turismóloga, com pós-graduação em ecoturismo. O curso de cozinheiro está muito em alta hoje, ainda mais ligado à questão do meio ambiente. E as aulas atendem a estudantes muito específicos. São pessoas realmente interessadas;, revela.

Um dos alunos desse curso é Rodrigo Otávio da Silva, 37. Morador da Vila Planalto, ele considera o Plano Piloto uma das regiões que careciam de cursos técnicos. ;É a primeira vez que estudo no Cesas. Achei a oferta desses cursos técnicos uma iniciativa muito boa. Gosto muito de cozinhar e pretendo me aprofundar na área de gastronomia;, comenta.

Para o estudante do curso de cuidador infantil Eduardo dos Santos, 21, a modalidade técnico oferece uma oportunidade de crescimento profissional de forma curta e, ao mesmo tempo, aprofundada. Apesar da área escolhida, ele pretende ingressar no ramo de cuidador para, posteriormente, investir em música. ;Quero exercer essa profissão, porque contribui com a educação de crianças. O melhor é que estou aprendendo o necessário. Não enrolam tanto. O Pronatec acabou me ajudando, porque, hoje, para ingressar em uma carreira, é preciso um curso específico naquela área;, avalia.

Programe-se


Vagas para estudantes do ensino médio

O programa MedioTec está com 555 vagas abertas para 11 cursos em 10 polos de ensino técnico do Distrito Federal. Alunos do 2; ano do ensino médio regular, estudantes de 15 a 19 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família têm prioridade. Os interessados devem levar original e cópia do RG ou da CNH, declaração de escolaridade e comprovante de endereço com CEP a uma das unidades de ensino abaixo:

; Escola Técnica de Taguatinga (ETB)
; Escola Técnica de Planaltina (CEP/Saúde)
; Centro de Educação Profissional Articulado do Guará (Cepag)
; Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi Gama)
; Centro Educacional Stella dos Cherubins (Planaltina)
; Centro de Educação Jovens e Adultos da Asa Sul (Ceja Cesas)
; Escola Classe 15 de Sobradinho
; Centro Educacional 4 de Sobradinho 2 (CEd 4)
; Centro Educacional do Lago Norte (CEd Lago Norte)
; Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia (CEM 1)

Informações:
duvidasmediotec@gmail.com ou se.df.gov.br/inscricoes-mediotec

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação