Ensino_EducacaoProfissional

IFB realiza a 3° edição do ConectaIF

O evento ocorrerá de 6 a 10 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com entrada gratuita, a programação conta com oficinas e palestras, além de cursos de qualificação

Eu, Estudante
postado em 26/07/2018 15:57
O ConectaIF ocorrerá de 6 a 10 de agosto
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) realizará, de 6 a 10 de agosto, a 3; edição do ConectaIF. O evento gratuito conta com 22 programações simultâneas em mais de 2.500 vagas de cursos de qualificação profissional, oficinas e palestras inclusivas, além de desafios, mostras culturais, competições e apresentação de projetos inovadores de alunos. O ConectaIF ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Setor de Divulgação Cultural ;Eixo Monumental), das 9h às 21h. Os interessados em participar das programações, devem realizar a inscrição no site. Durante todo o evento, a população terá ônibus gratuito, saindo da Rodoviária para o Centro de Convenções.

Confira abaixo algumas das programações:


Qualific Express

O Qualific Express oficinas rápidas de extensão com duração de 2 horas a 8 horas cada uma. Todas as atividades buscam consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação e o desenvolvimento de aptidões para a vida social e produtiva.

Nesta edição, o IFB oferece mais de 2.500 vagas. As oficinas confirmadas para este ano são: técnicas de mobgrafia(dissertação sobre determinado assunto), com Kazuo Okubo; bartender; coquetelaria; alimentação saudável sem carne; degustação de cervejas especiais; estamparia botânica; oficina prática de extração de DNA; inglês cognitivo para terceira idade; capacitação para produtores de eventos; modelagem em impressão 3D; restauro de mobiliário moderno; produção de mudas de suculentas e cactos ornamentais; reutilização de garrafas e latas; mestre de cerimônias para eventos públicos; primeiros socorros; como montar bancos comunitários para fortalecimento da economia solidária; e como proteger e evitar perda de informações em seu smartphone.


IncluiIF

O IncluiIF possibilita a integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais de áreas correlatas, favorecendo a troca de experiências e o acesso a novas pesquisas e práticas sobre a educação inclusiva. Na ocasião, serão realizadasmesas-redondas, palestras e seminários sobre temáticas de inclusão social, além de duas oficinas sobre adaptações digitais para pessoas com deficiência visual, ministrado pelas professoras do Instituto Benjamim Constant (IBC) Bianca Della Libera e Vanessa França e a oficina de preparação de unidades didáticas para o ensino do português como segundalíngua para surdos, professora Cristiane Nascimento, da da Universidade de Brasília (UnB).

Rodas de Conversas

Destinado ao público jovem, nas Rodas de Conversas os participantes têm a oportunidade de debater sobre temas da atualidade com convidados, como o fotógrafo, repórter fotográfico e vencedor do prêmio Esso de jornalismo em 2007, Roberto Stuckert. Também haverá um diálogo sobre Fake News na contemporaneidade, junto com o veículo de mídia alternativa Mídia Ninja. Cada Roda tem duração média de 40 minutos.

Festival de Arte e Cultura

Com intensa programação cultural, o festival apresentará espetáculos de artes digitais, integradas, dança, teatro, música e mostra de filmes, feitas por alunos de Institutos Federais. Alguma das atrações confirmadas no palco principal são: documentário Mulheres Mil, do Instituto Federal da Paraíba (IFP); musical Mais uma Geni, do Instituto Federal de Pernambuco; dança Blasfêmea, do Instituto Federal de Goiás (IFG); e Reviva 80: o rock como manifestação social, do Instituto Federal de Tocantins.
No evento, também ocorrerá o IV Festival de Filmes de Curta Metragem do IFB. A atividade é uma oportunidade da comunidade acadêmica e profissionais da área de fomentar uma cultura audiovisual. Na última edição, mais de 40 filmes de três a 10 minutos foram selecionados de alunos e ex-alunos de IFs.

Seminário de Educação Profissional e Tecnológica

Divididos em três sub-eventos, profissionais de todo o país debaterão e discutirão importantes temas no II Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado; IV fórum em EaD; Seminário do Mestrado Profissional de EPT (ProfEPT). Em tempo de discussões sobre o ensino médio, o seminário aborda a qualificação para o mundo do trabalho e a expansão da educação a distância.

Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin)

A Fabin é uma mostra de protótipos de produtos, processos ou serviços potencialmente inovadores que tragam benefício para a sociedade. O objetivo do Fabin é estimular o espírito inovador e empreendedor dos estudantes. Nesta edição, estudantes do IFB apresentarão mais de 30 protótipos de inovação, criados por eles mesmos. Entre alguns dos protótipos, estão: calçado carregador de bateria; frozen yogurt funcional de Kefir; musaflor ; geléia do umbigo da bananeira; simulador de audição; móveis de pallets; e móveis digitais.

Confira a programação no site.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação