Ensino_EducacaoProfissional

Brasileiros são selecionados para intercâmbio profissional nos EUA

Esta é a 3ª edição do Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI). Por quatro semanas, os jovens participarão de cursos empreendedores

Darcianne Diogo*
postado em 22/08/2018 17:34
Vinte brasileiros foram selecionados para a 3; edição do Programa de Bolsas de Estudos Profissionais da Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI) 2018. Os jovens empreendedores embarcarão para os EUA em 18 de setembro. Durante quatro semanas, eles serão recepcionados por empresas anfitriãs, que os orientarão e supervisionarão em cursos de empreendedorismo em 20 cidades norte-americanas. No curso, os participantes são engajados em iniciativas de diferentes áreas, como educação, empoderamento feminino, empregabilidade, serviço público, nutrição, segurança alimentar, meio ambiente, comunicação, gerenciamento, desenvolvimento pessoal de presidiários, marketing digital, turismo, soluções financeiras sustentáveis e projetos habitacionais para a população de baixa renda.

Rubenilson e equipe oferece gratuitamente aulas preparatórias para estudantes interessados em ingressar no ensino superiorOs candidatos foram selecionados entre mais de 2.400 inscritos das Américas e Caribe, no qual 240 foram selecionados e, representam nove estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ganhar uma das bolsas foi um privilégio para o brasiliense Rubenilson Cerqueira, 29 anos, que foi o único participante do Distrito Federal (DF) a participar do programa, entre todas as outras edições. O jovem, que é formado em relações internacionais, garantiu a vaga por conta do projeto social que ele mesmo fundou, com outros amigos. A empresa de atendimento social Galt Vestibulares foi fruto de uma paixão pelo trabalho voluntário. ;Criar projetos de impactos sociais, que visam a humanidade me chama muito atenção. Sempre acompanhei minha mãe em trabalhos voluntários e me apaixonei;, comenta.

O Galt Vestibulares oferece gratuitamente aulas preparatórias para estudantes interessados em ingressar no ensino superior e que não tenham condições financeiras de arcar com um cursinho pré-vestibular. A instituição conta com 125 voluntários, entre eles, professores, monitores e psicólogos e, recebe cerca de 240 alunos por semestre. Ele acredita que com a experiência adquirida no programa, terá novas práticas para levar o cursinho a outros estados. ;Vou buscar desenvolver competências na área da tecnologia para levar o cursinho para locais mais isolados no Brasil, como no interior;, destaca. Além disso, a experiência servirá como forma de passar os aprendizados para os voluntários.

Aprenda com quem chegou lá

A administradora e moradora do município de Diadema, em São Paulo, Karin Colantonio, 30, se dedicou por muito tempo no setor administrativo, em uma empresa de montadora, mas conta que o trabalho voluntário era a paixão. Foi em 2015, que Karin decidiu, com a irmã, ministrar aulas de inglês para 180 jovens de baixa renda e moradores do município. As aulas ocorrem o dia todo, aos sábados. Além dos conhecimentos de inglês, os alunos têm a oportunidade de se atualizarem em temas como: política, entretenimento e música.

Karin dá aulas de inglês para comunidade carenteKarin conta que decidiu se inscrever no programa para auxiliar o sonho de transformar o projeto social em um negócio empreendedor de impacto social. ;Quero ter ferramentas necessárias para alavancar o projeto e estruturar planos de negócios;, diz ela. A meta é de que até fevereiro de 2019, o sonho se concretize. ;Com os ensinamentos que vou adquirir no programa e com o apoio de empresas parceiras, vou conseguir alcançar meu objetivo;, destaca.

Com a finalidade de capacitar jovens e trabalhadores formais no mercado de trabalho, a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Joule oferece, por meio de uma plataforma virtual, cursos de qualificação profissional para 3500 pessoas de baixa renda. No site, os participantes podem aprender sobre planos de carreira, como criar um currículo atrativo, teste vocacional, dentre outros. A ideia partiu da administradora com ênfase em comércio internacional, Shirley Santos, 30 anos, premiada também com uma das bolsas do YLAI.

Essa será a primeira experiência em um programa de intercâmbio e, que contribuirá positivamente. Segundo Shirley, o motivo em que a fez se inscrever, foi a busca por divulgação da ONG. ;Pretendo me profissionalizar mais e fazer com que nosso projeto ganhe mais divulgação e impacte outras regiões do país;, diz ela.Shirley Santos foi uma das premiadas com a bolsa do YLAI


Seleção, critérios e etapas

Para concorrer a uma das bolsas, os candidatos precisam ter de 25 a 35 anos; ser residente e cidadão de um dos países participantes, no qual o Brasil está incluso; ser elegível para receber um visto EUA J-1; ter histórico comprovado de crescimento com sucesso do próprio negócio ou empreendimento social, por, pelo menos, dois anos; e ler, escrever e falar o idioma inglês.

Todo o processo de inscrição é gratuito e a competição é baseada no mérito. Por meio de um painel de seleção, a equipe analisa as inscrições. Após esse processo, os semifinalistas são contatados para agendar uma entrevista. Os critérios de seleção incluem: experiência e conhecimento empreendedor; compromisso com a comunidade ou serviço público (voluntariado no país de origem), para aplicar habilidades empreendedoras e de liderança, experiência e conhecimentos para beneficiar a comunidade; demonstrar compreensão de como os objetivos pessoais e profissionais se alinham aos objetivos do programa; e liderança demonstrada, compromisso com o sucesso da organização ou empresa, atitude positiva, iniciativa e perseverança. Para o ano de 2019, não há ainda previsão do início das inscrições.

Composto por quatro etapas, o YLAI, que começou em 4 de março (período de inscrições), tem por objetivo capacitar empresários a fortalecer a capacidade de lançar e promover ideias empreendedoras, como forma de contribuir efetivamente para o desenvolvimento social e econômico da comunidade. Outra finalidade do programa é fazer com que os participantes voltem ao Brasil, capacitados para assumir os projetos, com novos recursos e aprendizados.

Além da primeira fase (bolsa de quatro semanas), os candidatos participam de um fórum de encerramento em Washington e eventos de networking com funcionários do governo dos EUA e líderes globais. Treinamentos on-line e presenciais fazem parte da terceira etapa, no qual os bolsistas podem expandir as habilidades e conhecimentos de liderança, empreendedorismo e gerenciamento. Por fim, os jovens continuam a colaboração como parceiros dos EUA e têm acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional e desenvolvem atividades de ex-alunos.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação