Ensino_EducacaoProfissional

IFB abre seleção para vagas de ensino médio na quinta (1º)

Qualidade na infraestrutura e oportunidade de aliar formação básica à especialização técnica são diferenciais destacados pelos alunos

Felipe de Oliveira Moura*
postado em 30/10/2018 21:06
O Instituto Federal de Brasília (IFB) abre inscrições para quem deseja fazer o ensino médio na instituição a partir de quinta-feira (1;). Ao todo, são 776 vagas em disputa para 14 cursos em 10 câmpus. O prazo para concorrer a uma das vagas vai até 30 de novembro. As aulas começam em 6 de fevereiro de 2019. As oportunidades serão distribuídas por meio de sorteio entre os inscritos.

Qualidade na infraestrutura e oportunidade de aliar formação básica à especialização técnica são diferenciais destacados pelos alunos


O diferencial é que o ensino médio do IFB é integrado, ou seja, além de cursar os três anos finais da educação básica, o estudante escolhe um curso técnico de preferência para se capacitar. Assim, ao término do ciclo, sairá da escola com dois diplomas: o de nível médio e o de nível técnico. As opções de capacitação profissional integrada vão desde informática, administração e química até design de móveis, controle ambiental, eletromecânica, agropecuária e outros áreas. A duração do ensino médio integrado é a mesma da modalidade tradicional: três anos.

Qualquer pessoa com menos de 18 anos pode concorrer a uma vaga na instituição pública. O IFB reserva 60% das vagas para alunos de escola pública e 5% para pessoas com deficiência, como política própria de ação afirmativa. As demais vagas são destinadas à ampla concorrência. Em 18 de dezembro, o instituto vai promover um sorteio para definir os estudantes que terão ingresso garantido no ano que vem. As aulas costumam ser em período integral em dois dias da semana.

Sonhando com a vaga


Ana Luísa vai concorrer a uma vaga no IFBAna Luisa Figueiredo, 14 anos, está acabando o 9; ano do ensino fundamental na Escola Alvacir Vite Rossi, foi ao IFB para conhecer a estrutura do local onde quer cursar o ensino médio e ficou satisfeita com o que viu. ;É muito difícil achar uma escola pública que tenha um ensino médio tão bom quanto o IFB. A infraestrutura é muito boa e lá tem biblioteca, algo que muitas escolas particulares não têm;, elogia.

A jovem acredita que estudar na instituição vai ampliar as oportunidades de aprendizado dela. ;É uma escola pública que parece ser muito boa. O método de ensino valoriza o aluno. Além disso, o primeiro emprego é mais difícil de conseguir. Saindo profissionalizada, com curso técnico, as minha chances de emprego aumentam", acrescenta. A estudante vai concorrer a uma vaga para o curso integrado técnico em eventos no câmpus Brasília, localizado na Asa Norte.

Coordenadora de acesso e ingresso estudantil do IFB, Carolina Gonçalves destaca as vantagens do instituto em relação às demais escolas públicas. ;O principal diferencial é a qualidade e a infraestrutura das salas: são climatizadas, amplas e os alunos têm acesso a uma boa estrutura esportiva. Os laboratórios e as bibliotecas são bem equipados.; Segundo ela, os docentes também elevam a qualidade dos cursos. ;O nível de exigência para os professores entrarem aqui é muito alto;, explica.

Eles estão de olho no mercado de trabalho


Gabriel Lucas, aluno do 2º ano do ensino médio no IFBAluno do ensino médio integrado com o curso técnico de eletromecânica, Gabriel Lucas Alves, 16, estuda no câmpus Taguatinga desde o ano passado. Após passar a vida inteira em escolas particulares, ele teve de procurar uma saída quando a situação financeira apertou. A escolha pelo IFB foi a melhor possível, segundo o jovem. ;Não me decepcionei em nenhum sentido. Em questão de estrutura, é bem semelhante às instituições pagas e, no ensino, é ainda melhor porque os professores são muito capacitados e desenvolvem métodos de ensino próprios que funcionam muito bem;, afirma o aluno do 2; ano.

O jovem crê que saiu na frente dos demais concorrentes a uma vaga no mercado de trabalho, tanto para chances na iniciativa privada quanto no serviço público. ;Eu pesquisei sobre o mercado de trabalho e vi que os cursos técnicos são muito cobiçados, em algumas empresas mais buscados do que os de ensino superior. É bem possível que, ao sair, eu consiga um emprego imediatamente. Sem falar nos concursos públicos, em que as vagas para nível técnico crescem cada vez mais e ainda não há muita concorrência devido à falta de conhecimento das pessoas sobre os cursos técnicos;, avalia.

Para Carolina Gonçalves, o otimismo de Gabriel faz bastante sentido. ;O diferencial de quem consegue acrescentar uma formação técnica ao currículo é gritante, porque, além de ter o ensino médio, a pessoa se prepara em uma área específica, geralmente em cursos mais buscados no mercado de trabalho;, completa.

Não desista se não for sorteado


No dia do sorteio do IFB, todos os inscritos são enumerados pelo sistema. É muito comum sobrarem vagas porque muitos não comparecerm aos câmpus para efetivar a matrícula. É nesse momento que surge uma nova oportunidade para os inscritos que não foram selecionados na primeira etapa. ;Muitos estudantes não se atentam ao que diz o edital: depois do sorteio, tem uma chance de entrar para o IFB por meio da manifestação de interesse das vagas. Os interessados vão ao local, assinam uma lista e concorrem nas próximas chamadas, destinadas somente a esse público;, aconselha.

Dicas da coordenadora para não ficar de fora


Esteja atento aos prazos e às etapas estabelecidos no edital. Os alunos costumam perder muitas oportunidades por não observar as datas.

Para quem não tem acesso à internet, o IFB permite a inscrição presencialmente em qualquer um dos 10 câmpus.

Quem optar por concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência e/ou alunos de escola pública deve comparecer para entregar a documentação comprobatória, sob o risco de concorrer no sorteio na modalidade de ampla concorrência.

Serviço


Processo seletivo 2019/1 para ensino médio integrado do IFB
Inscrições entre 1; e 30 de novembro no site
776 vagas em 14 cursos de 10 câmpus

Conheça os cursos ofertados em cada câmpus

Brasília

Técnico subsequente em eventos
Técnico subsequente em desenvolvimento de sistemas
Técnico subsequente em comércio
Técnico subsequente em serviços públicos (vespertino e noturno)
Técnico integrado ao ensino médio em informática
Técnico integrado ao ensino médio em eventos

Ceilândia

Técnico subsequente em equipamentos biomédicos
Técnico subsequente em segurança do trabalho EAD
Técnico integrado ao ensino médio em eletrônica

Estrutural

Técnico subsequente em manutenção automotiva
Técnico integrado ao médio em manutenção automotiva

Gama

Técnico subsequente em logística
Técnico integrado proeja em administração
Técnico integrado ao ensino médio em alimentos
Técnico integrado ao ensino médio em química

Planaltina

Técnico subsequente em agropecuária (matutino e vespertino)
Técnico em agroindústria em regime de alternância
Técnico integrado ao ensino médio em agropecuária

Recanto das Emas

Técnico subsequente em áudio e vídeo (vespertino e noturno)
Técnico integrado Proeja em produção áudio e vídeo
Técnico integrado ao ensino médio em produção de áudio e vídeo

Riacho Fundo

Técnico subsequente em cozinha
Técnico subsequente em panificação
Técnico integrado Proeja em restaurante e bar
Técnico integrado ao ensino médio em cozinha
Técnico integrado ao ensino médio em hospedagem

Samambaia

Técnico subsequente em controle ambiental
Técnico subsequente em edificações
Técnico subsequente em móveis
Técnico integrado Proeja em edificações
Técnico integrado ao ensino médio em controle ambiental
Técnico integrado ao ensino médio em design de móveis

São sebastião

Técnico subsequente em secretaria escolar
Técnico subsequente em secretariado
Técnico integrado ao ensino médio em administração

Taguatinga

Técnico subsequente em eletromecânica
Técnico subsequente em manutenção e suporte em informática
Técnico subsequente em vestuário
Técnico integrado Proeja em artesanato
Técnico integrado ao ensino médio em eletromecânica


*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação