Ensino_EducacaoProfissional

Estudantes brasilienses participam de torneio nacional de robótica

Estudantes brasilienses chegam à capital paulista na sexta-feira para participar de campeonato nacional organizado pelo Sesi. Quatro equipes disputarão em duas modalidades

Correio Braziliense
postado em 04/03/2020 06:00
O time do Distrito Federal conta com 21 estudantes de escolas do Sesi do Gama, de Sobradinho e de TaguatingaVinte e um estudantes das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga representarão o Distrito Federal no Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, a partir da próxima sexta-feira. O grupo é dividido em quatro equipes, que competirão nas modalidades First Lego League (FLL) e F1 In Schools. O evento reunirá 1,5 mil alunos, entre 9 e 19 anos, de todo o Brasil, no Pavilhão da Bienal.

Nesta temporada, o tema trabalhado em FLL é City Shaper — modelador de cidade —,  com foco no desenvolvimento para as cidades. Cada equipe é avaliada pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos times. Os grupos mais bem colocados em torneios nacionais, realizados em todo o mundo, garantem vaga nas competições internacionais promovidas pela FLL.

Esta é a sexta vez que a capital é representada no festival. Este ano, três equipes do DF — Albatroid, Bisc8 e Legofield — disputarão na modalidade FLL. A estudante Letícia Souza, 14 anos, é integrante do primeiro grupo. No ano passado, ela chegou ao Campeonato Mundial, realizado na Austrália, e levou o primeiro lugar na categoria. A expectativa é ganhar mais um prêmio. “A gente continua com a mesma garra e força de vontade. Queremos ganhar mais um prêmio para não passar em branco a nossa passagem pelo nacional. Queremos chegar lá de novo”, disse.

No campeonato de F1 In Schools, são feitos desafios envolvidos em uma corrida de carros até o fim, desde a criação da escuderia até a disputa nas pistas, reproduzindo uma equipe de Fórmula 1. Os estudantes fazem todo o gerenciamento do time, criando um plano de negócios que prevê ações de marketing, divulgação em mídias sociais e busca por patrocínios — esse último cobrirá os custos da competição, como a confecção de uniformes, a alimentação e o transporte. Eles também desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado.

Conquista


O DF esteve presente em mais de 33 competições, entre nacionais e internacionais. Para a coordenadora de Robótica do Sesi no DF, Elisângela Machado, ter brasilienses representando a capital é motivo de orgulho. “É uma etapa importante, porque fortalece o projeto deles. E isso é uma conquista grande. Tem alunos que vão pela primeira vez e estão bastante ansiosos. A cada ano, eles se fortalecem mais”, afirmou.

O festival ocorre até domingo. Na sexta-feira, o evento receberá o Seminário Internacional Sesi de Educação, com transmissão ao vivo no site oficial (www.portaldaindustria.com.br/cni/eventos/seminario-internacional-sesi-de-educacao). No sábado e domingo, os participantes terão acesso a workshops e palestras sobre temas relacionados a tecnologia e robótica.

Programe-se

O quê: Festival Sesi de Robótica

Quando: 6 a 8 de março

Onde: Pavilhão da Bienal, em São Paulo

Entrada: gratuita

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags