Ensino_EducacaoProfissional

Coronavírus: IFB de Samambaia faz equipamentos para profissionais de saúde

Os pesquisadores produziram uma caixa de acrílico, que limitar o contato entre o paciente e o médico, por exemplo, diminuindo a possibilidade de contágio da doença

Correio Braziliense
postado em 03/04/2020 15:22
Instituto Federal de Brasília (IFB) de Samambaia está produzindo equipamentos para profissionais de saúdeDevido à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal de Brasília (IFB) de Samambaia passou a produzir equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, que atuam diretamente no combate à doença. “Cuidar de quem está cuidando de cada um de nós na luta contra a Covid-19” é o lema adotado pelos profissionais à frente da ação. 

Os pesquisadores desenvolveram dois tipos de equipamentos para a proteção dos profissionais. Um deles é uma caixa de acrílico, onde pacientes podem ser examinados. O outro é uma máscara de acrílico, conhecida como “face shield”. 

De acordo com o IFB, as caixas de acrílico têm finalidade de proteger, por meio de isolamento, o profissional da saúde do pacientes, diminuindo a possibilidade de contágio. Como medida emergencial, a pessoa que está sendo atendida pode ser colocada dentro do equipamento e os médicos, por exemplo, podem o manipular e examinar apenas com os braços e as mãos. 

Ao todo, dois protótipos das caixa estão prontos. Eles são feitos de acrílico à 5 milímetros de espessura e têm as peças cortadas a laser. Em três horas, é possível produzir uma das caixas, segundo o IFB. 

Para aumentar a produção dos EPIs os professores do IFB buscam parcerias com empresas, que possam fornecer acrílico, tanto para doação de insumos, quanto na ajuda para a montagem dos equipamentos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags