Ensino_EnsinoSuperior

Interlegis recebe Fórum de Reitores das Universidades da Amazônia

postado em 28/08/2012 10:23
Estratégias para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na Amazônia serão discutidas, nesta terça-feira (28/8), no Interlegis, durante o Fórum de Reitores das Universidades da Amazônia. O encontro será presidido pelo senador João Capiberibe (PSB-AP) e tem como objetivo promover o desenvolvimento científico na região.

Uma das ações propostas pelo fórum é buscar meios de atrair e fixar mestres e doutores na Amazônia. Atualmente, são menos de 4 mil atuando na região, de um total de mais de setenta mil no país.

- Vamos ouvir pró-reitores e reitores, sobre as dificuldades enfrentadas pelas universidades da Amazônia e definir estratégias de ação para supri-las ; disse Capiberibe.

Participarão do debate os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante; o coordenador da Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior (Forprop), Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; a coordenadora de Capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Beatriz Ronchi; o coordenador geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Manoel Santana Cardoso; e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Bezerra Mello.

A abertura do evento está marcada para as 9h no auditório do Interlegis.

Agência Senado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação