Ensino_EnsinoSuperior

UnB inaugura nova sede da FACE

Prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade contou com um investimento de R$ 10 milhões da Universidade

postado em 17/10/2012 16:03
Paulo Castro/UnB Agência

O novo edifício-sede da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) da Universidade de Brasília foi inaugurado nesta segunda-feira, 15 de outubro. A estrutura, que fica ao lado dos pavilhões, tem 8 mil metros quadrados de área construída, 8 salas de aula, salas para 135 professores; 4 salas para grupos de pesquisas; 3 salas de estudos da pós-graduação; e 4 laboratórios de informática. A obra custou R$ 10 milhões e foi integralmente financiada com recursos próprios da UnB. "O novo prédio oferece a professores, funcionários e estudantes espaço e conforto", disse o professor Tomás de Aquino Guimarães, diretor da FACE. "Vamos aprimorar as condições de trabalho, facilitar a evolução da Universidade como geradora de pensamento e permitir maior integração de suas realizações", explicou.

A inauguração contou ainda com a presença do reitor José Geraldo de Sousa Junior, do ex-reitor UnB Lauro Morhy; do decano de Ensino de Graduação, José Américo Soares Garcia; e do decano de Administração, Eduardo Raupp de Vargas. A obra teve início em 2006, mas a empresa anterior não conseguir finalizar o projeto. Em dezembro de 2010, uma nova empresa retomou o trabalho e entregou o prédio pronto à Universidade em menos de dois anos. De acordo com o diretor da FACE, as novas instalações estarão disponíveis para uso dos professores, alunos e funcionários no primeiro semestre de 2013. "Ainda é preciso finalizar as questões referentes à segurança, instalação de energia e cabeamento", afirmou.

"Essa é mais uma etapa de integração real da UnB, em um momento em que a instituição vivencia seus 50 anos. É uma alegria e uma honra fazer essa inauguração no Dia do Professor e no mês em que se comemora o dia do servidor público", afirmou o reitor José Geraldo. "A UnB é uma universidade completa não apenas no sentido de abranger diversas áreas do conhecimento, mas também porque aqui estamos muito bem representados", completou.

Os alunos da graduação continuarão a ter aulas em salas na ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC) e na FA, mas as atividades referentes à pós-graduação e às coordenadorias e diretorias ficarão centralizadas no novo prédio. "Podemos dizer que a faculdade está bem alojada. Com a nova sede, existe agora uma melhor integração acadêmica e física dos cursos", pontuou o diretor da FACE. O projeto da faculdade visa aproximar os três departamentos que compõem a FACE. O trabalho conjunto viabiliza áreas de pesquisa comuns, como finanças, ciências atuariais e finanças públicas.

"O prédio completa a missão da FACE. Em decorrência da expansão proporcionada pelo Reuni, a faculdade recebeu novos professores nos últimos anos. Deste modo, a nova instalação possibilita que esses professores tenham melhores condições para realizar um bom trabalho", declarou o estudante de economia e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Nicolas Powidayko Vanzela. "A nova estrutura física marca o início de uma nova etapa no desenvolvimento da Universidade", afirmou o ex-reitor Lauro Morhy em seu discurso.

Paulo Castro/UnB Agência

A INSTITUIÇÃO - A FACE é hoje uma das maiores unidades acadêmicas da UnB. Possui 3.175 alunos em cursos de graduação e 449 na pós-graduação. Os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia da UnB receberam nota máxima na última avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os programas de pós-graduação acadêmicos de Administração e Economia têm conceito 5 na Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Além da graduação, mestrado e doutirado, a FACE oferece três cursos de mestrado profissional - em Administração, Economia e Regulação e Gestão de Negócios.

O novo prédio, além das salas, conta ainda com um conjunto administrativo dividido em direções, salas de reuniões, copas e secretarias (da chefia do departamento, graduação e pós), cada um desses com três dependências cada; espaço para lanchonete para os professores; conjunto para a direção da faculdade; sala para o centro de documentação; posto avançado da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA); 11 sanitários; três copas; 18 depósitos; espaços para centros acadêmicos e empresas juniores; 2 auditórios e 88 vagas de estacionamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação